16 June 2014

Crescer :: Growing Up




Dizem que a vida volta ao normal quando o filho mais novo faz 3 anos. Será verdade? A minha vida tem-se modificado tanto ao longo dos últimos tempos que já nem sei bem o que será "normal", mas o que é facto é que, à medida que o Rodrigo cresce, o dia-a-dia vai-se tornando mais fácil. Ele está cada vez mais independente, paciente e conversador, e quer participar em todo o tipo de tarefas cá em casa.

Tal como a maior parte das crianças, tem um verdadeiro fascínio pela máquina de costura! Gosta do barulho, de acender e apagar a luz, de guiar (puxar) o tecido e de mexer nos alfinetes. Já me ajudou a encher um boneco e adora brincar com retalhos de tecidos (desde que tenham animais), passá-los a ferro (frio) e arrumá-los dentro do armário. Acima de tudo, gosta de imitar tudo aquilo que eu faço.

Daqui a um mês recomeça tudo outra vez!...


They say that life returns to normal once your youngest child turns 3. I wonder if that's true? My life has changed so much over the last years that I no longer no what "normal" really means, but I can't deny the fact that as Rodrigo grows up our daily life becomes a little easier. He's getting more independent, patient and talkative and wants to be a part of everything we do around the house.

Like most children, he finds the sewing machine utterly fascinating. He likes the sound it makes and he enjoys the light on and off, guiding (pulling) the fabric and playing with pins. He's already helped me stuff a toy and he loves fabric scraps (especially novelty ones): he presses them with a cool iron and carefully puts them away in the fabric cupboard. Above all, he mimics everything I do.

In a month's time we'll start all over again!...

(photos© Constança Cabral)

25 comments:

  1. Contança, é verdade um novo ciclo se inicia. Via correr tudo bem de certeza. Podias fazer um post a "mostrar" a barriguita :)
    bjinos

    ReplyDelete
  2. Não conhecia essa ideia da vida voltar ao normal quando o filho faz 3 anos. Mas a verdade é que realmente, a partir dos 3 anos das minhas gémeas, tudo começou a voltar ao [mais] normal [possível].
    Depois das gémeas, nunca mais nada foi normal nas nossas vidas, mas sim, a partir dos 3 anos é tudo cada vez melhor!!!

    Recomeçar tudo outra vez será uma bênção, com certeza! Desejo que corra tudo pelo melhor, e não tarda nada estará tudo a voltar ao normal outra vez...o tempo passa tão rápido!

    Beijinhos :)

    ReplyDelete
  3. Que fofura!!!
    E que lindo ele imitar tudo. Uma graça!!

    ReplyDelete
  4. Eu tenho o primeiro filho quase com 12 e atrevo-me a dizer que a vida nunca volta ao que era normal :) mas sim, os 3 anos trazem um pouco mais de descanso ao dia-a-dia. E é tão bom vê-los descobrir o mundo :)

    ReplyDelete
  5. Gostei tanto deste post, e principalmente das fotos, pela cumplicidade entre vocês os dois!
    É bom ver a alegria do Rodrigo, tão natural numa criança feliz :)

    Sim, por volta dos 3 anos, as coisas tornam-se mais "normais". Por cá, voltámos também ao "início" há quase um mês.

    ReplyDelete
  6. E verdade, confirmo que aos 3 anos dos meus gémeos a vida também me parece voltar à normalidade (com eles claro!)! Tudo a correr bem com o segundo :-)

    ReplyDelete
  7. Olá Constança, é bem verdade que há quem diga que eles são lindos quando são bebés e estão só deitadinhos. Eu não acho, acho que à medida que vão crescendo vai sendo bem mais fácil. Eu tenho uma de 5 que já dormia metade das noites sozinha e já nos começava a dar algum descanso em termos de independência, agora temos um bebé de 3 semanas e posso dizer te que regrediu tudo outra vez...para nós e para ela :( para ti será um pouco menos notório porque tens o Rodrigo em casa e passas com ele 24 sobre 24 horas, nós também não temos familiares perto...apesar de estarmos a 30 e 60 km de distância dos mesmos. Eu acho que à medida que eles vão crescendo vai sendo mais fácil em todos os aspectos, mas é claro que tu também tens uma estaleca que eu não tenho, porque és mãe a tempo inteiro, e tens uma gestão diferente das coisas, eu deste também vou ser porque estou desempregada, mas tenho a mais velha na escola. No entanto vais ver que vai correr tudo bem. Os primeiros tempos serão uma adaptação para todos, eu neste momento custam-me muito as noites, dou de mamar e mas muitas vezes o peito não enche e dou suplemento embora me sintaculpada, não tenho leite para dar de 1 em 1 hora como ele às vezes necessita,ao mesmo tempo olho para o suplemento e parece-me que lhe estou a dar farinha com água às colheradas, olha enfim, apesar de ser o segundo há coisas mais fáceis e outras que custam um pouco mais. Desculpa o meu sincero testemunho e a minha honestidade, mas tenho um bebé à 3 semanas e por isso é tudo muito mais recente do que para algumas pessoas que te vêm aqui dar opinião!

    ReplyDelete
  8. Comme je vous comprends! Chaque naissance est à la fois un immense bonheur et un grand tourment, surtout quand on a l'âme créative et qu'on a le sentiment de ne plus s'appartenir du tout! Mais un jour ou l'autre, on retombe bien sur ses pattes!

    ReplyDelete
  9. Olá Constança, dou por mim a sorrir ao ler este post pois acabei de tirar as grades da escada ao meu filho mais novo que acabou de fazer 3 anos e dei por mim a pensar exatamente isso: está tão crescido! Sou também mãe a tempo inteiro de 3 rapazes e 1 rapariga, tenho a família mais próxima a 250km de distância e gosto de viver a vida ao ritmo das estações, pois vivo em pleno Alentejo (embora seja lisboeta). Acho imensa piada aos seus posts pois temos tanta, mas tanta coisa em comum que nem imagina! nenhuma das minhas irmãs é tão parecida comigo... Os meus têm 17 e 12 anos, a rapariga tem 14 e todos eles cozinham, passam a ferro, costuram, tanto fazem roupa como bonecos para oferecer e tudo porque, tal como a Constança com o Rodrigo, sempre me «ajudaram» em tudo. Dá trabalho tê-los como ajudantes mas a longo prazo vale a pena o investimento. O mais novo acabou de fazer 3 anos e também anda sempre de vassoura na mão, é a minha sombra. Que tudo corra bem convosco e aproveite-os bem pois o tempo passa a correr! bjs Teresa
    P.S. Adriana, não stresse, os primeiros tempos de um bebé podem ser muito complicados para todos mas num instante tudo entra nos eixos e tenho a certeza de que a sua filha em menos de nada volta a dormir sozinha, está só a garantir o seu lugar na vossa vida/cama...

    ReplyDelete
  10. Já nem sei o que é normal, não me lembro muito bem como era a vida sem os meus rapazes. Sei que desde que o mais novo entrou para a escola fui ganhando algum tempo para mim, devagarinho.E desde há uns dois anos consigo costurar, cozinhar ou ler alguma coisa, mesmo com os miúdos em casa. Mas com muitas interrupções para mediar conflitos, apreciar alguma habilidade que requer o elogio da mãe, ajudar a construir um jogo que os está a desesperar, consolar quando se magoam. E tudo isso acontece frequentemente. O normal agora é diferente, mas nós adaptamo-nos!
    Está quase a chegar o teu bebé novo! Felicidades!

    ReplyDelete
  11. Quando me casei e fiquei grávida da minha primeira filha, uma amiga me disse: "Você nunca mais será a mesma". Pura verdade.
    A gente muda e chega até a pensar que não se conhece mais. Adquire novos hábitos, muda as prioridades, age com o coração, por instinto e racionalmente ao mesmo tempo, encontra forças onde nunca pensou haver, percebe que pode dormir menos, mesmo que não goste da experiência e...à hora das refeições é dividida quase sempre com uma ida ao WC para atender àquela vozinha que diz: "Já fez, manhê!" rs
    Mas, em contrapartida, temos a certeza que nada substitue esta oportunidade, sobretudo se podemos estar com eles, os filhos, em tempo integral durante os primeiros anos de vida(no meu caso até casarem ou saírem de casa para estudar longe).
    A Bíblia diz que "Os filhos são herança do Senhor"; E também diz que "O Senhor é bom, o tempo todo", concluímos que um Deus bom não deixaria de herança a nós algo ruim.
    As heranças que recebi são umas preciosidades e cuidar delas pessoalmente só me trouxe alegrias, a despeito de todas as dificuldades.
    Você vai superar esta fase e terá saudade de momentos preciosos como este em que o Rodrigo estava em teu colo enquanto o Thiago os fotografava. Saúde e paz a vocês. Bjinho
    Lan Succi

    ReplyDelete
  12. Adriana,

    O Rodrigo vai à escola todos os dias porque achamos essencial que ele socialize com outras pessoas para além dos pais (nós estamos mesmo isolados aqui). E porque, se ele ficasse o dia inteiro em casa comigo, eu enlouqueceria.

    Em relação a dar de mamar e suplementos, por favor não te sintas culpada! Sim, dar de mamar é óptimo quando corre bem, mas leite em pó está muito longe de ser veneno. Este artigo é especialmente inteligente:

    http://www.theatlantic.com/magazine/archive/2009/04/the-case-against-breast-feeding/307311/

    Em relação a bebés e crianças mais velhas, pessoalmente achei o primeiro ano dificílimo e acho que estive à beira de uma depressão pós-parto. Mas lá está, o isolamento e o mau tempo inglês não ajudaram nada.

    Boa sorte!

    ReplyDelete
  13. Todas as idades têm o seu fascinio, sem contar com a "idade do armário" essa talvez seja a pior altura do crescimento deles.
    Está lindo o tue filho.
    beijinhos

    ReplyDelete
  14. Obrigada Constança e Cartuxa, pelo apoio.
    Constança sempre tive a ideia que o Rodrigo ficava contigo o tempo todo!!! Mas pelo menos o primeiro ano ficou, certo??? Eu tive depressão pós parto da primeira...e neste momento esse é o meu maior receio...por isso é que dar de mamar ou não dar me ocupa tanto espaço!!!
    Mas se Deus quiser tudo vai entrar nos eixos! Apesar de termos outra experiência, o segundo é sempre diferente em tudo!!!!

    ReplyDelete
  15. Olá Constança eu tenho uma menina com 5 anos a tive um menino a 3 semanas, tal como a Adriana ainda estou na fase de adaptação a tudo. Sinto que estou a começar tudo de novo, mas desta vez sinto que temos mesmo de aproveitar cada fase que eles têm, por por muito dificil que esta fase inicial possa pareçer, as noites sem dormir, os choros que as vezes não percebemos a razão, etc, isto tudo passa tão depressa, eles crescem tão depressa, que temos mesmo que aproveitar. Tudo de bom para vocês e como se costuma dizer, Uma hora pequenina.

    ReplyDelete
  16. Oh enjoy your last month with just one! I hope all goes well, and look forward to hearing all the news. I'm also definitely looking forward to my own baby turning 3 if what you say is true...half way there now!

    ReplyDelete
  17. O pequeno está precioso. Alegrome moito da conciliación entre ser mamá e poder seguir cos teus intereses, a min me costou moito.

    ReplyDelete
  18. Olá Constança ,que lindinho o Rodrigo no seu colo tenho dois meninos um com 14 anos e o segundo com 7. No primeiro filho confesso que tudo foi muito difícil mais no segundo foi o contrário ,não tinha ninguém para me ajudar e estava cursando uma faculdade mais tudo foi mais fácil eu dava de mamar e lia os livros para os trabalhos ,já que isso era para abonar os dias longe do curso ( Só pude ficar dois meses sem ir nas aulas) .Mais ocorreu tudo bem e hoje olho as fotos com muitas sauddes ,lógico que hoje é melhor pois não saio mais com bolsas e mamadeiras e carrinhos de bebe kkkkk mais tudo tem seu lado gostoso ,curta cada momento poruq na verdade eles crescem rápido e só ficam as fotos e as lembranças . bjs em vc no Rodrigo e no Bebe.

    ReplyDelete
  19. Recomeça e vai ser tão bom!!! 7 anos depois aqui em casa foi uma aventura, mas mesmo com noite mal dormidas continuamos a adorar!!!
    Beijos nossos e miminhos para a barriguinha :)

    ReplyDelete
  20. A minha G. está a entrar nos 3 esta semana, e já comecei a notar uma grande mudança. Mas para nós, começa td outra vez a qualquer momento, pois aqui estou a meio das 37 semanas do mano... e serão mais 3 anos até lá...

    ReplyDelete
  21. Tão bonito este post. :) Também acho que lá para os três anos as coisas voltam lentamente ao normal. O tempo voa! Que corra tudo bem!!!

    ReplyDelete
  22. Olá Constança,

    não sei bem se a vida volta ao normal...acho q nada mais volta a ser igual. Nem nós...
    A maternidade é algo fantástico, mas q obriga a um esforço pessoal e uma abnegação diferente de qq coisa q conheçamos... E n dá para desistir ou voltar atrás, é uma via com um só sentido!!
    Mas é absolutamente maravilhoso e acredito q nos transforma em pessoas melhores.
    Não, n voltamos a ser as mesmas, mas será q queríamos?
    Eu não, sou mais "rica" assim (ainda q cada vez com menos €€€€...).
    Ah, e aproveite bem, pq os rapazes são os companhiros das mães...pelo menos os meus príncipes são!!
    E q bom é ouvi-los dizer" "mamã, amo-te muito!!!! Não quero voltar a um lugar onde eles n existam....

    Mas sim, a vida acalma um pouco, com a independência q refere.
    Mas atenção, pq rápidamente crescem e deixam de ser "só nossos". E aí bate uma saudade......
    Agora desejo-lhe as maiores felicidades para o novo príncipe e tenho a certeza q o Rodrigo vai adorar ter um mano!!! Bjinhos

    P.S. Relaxe...dentro do possível. Sei q n é fácil, mas n é impossível...

    ReplyDelete
  23. Buahpoker.com Agen Poker Domino Online Uang Asli Indonesia Terpercaya Tanpa Robot
    GLOBALBOLA.COM AGEN BOLA PIALA DUNIA 2014 SBOBET IBCBET CASINO POKER TANGKAS TOGEL ONLINE TERBAIK TERBESAR DAN TERPERCAYA
    Ligadaun.Com Agen Taruhan Bola Piala Dunia 2014 Casino Tangkas Poker Online Terbaik Terbesar Dan Terpercaya
    DAUNPOKER.NET AGEN POKER DOMINO ONLINE INDONESIA TERBAIK TERBESAR DAN TERPERCAYA
    Ubcpoker.com Situs Judi Poker Online Terbaik Terpercaya
    GLOBALBOLA.COM AGEN BOLA PIALA DUNIA 2014 SBOBET IBCBET CASINO POKER TANGKAS TOGEL ONLINE TERBAIK TERBESAR DAN TERPERCAYA
    BUNDAPOKER.COM AGEN TEXAS POKER DAN DOMINO ONLINE INDONESIA TERPERCAYA
    CMCPoker.com AGEN JUDI POKER ONLINE , AGEN JUDI DOMINO ONLINE INDONESIA TERPERCAYA
    ituDomino.com JUDI DOMINO, AGEN DOMINO, AGEN JUDI DOMINO ONLINE INDONESIA TERPERCAYA
    Poker757.com Agen Judi Poker Online Terpercaya Indonesia
    SaranaPoker.COM AGEN TEXAS POKER DAN DOMINO ONLINE INDONESIA TERPERCAYA
    SayaPoker.com Agen Judi Poker dan Domino Online Terpercaya Indonesia
    SenangPoker.com Agen Judi Poker Online Terpercaya Indonesia
    LIGADAUN.COM AGEN TARUHAN BOLA PIALA DUNIA 2014 CASINO TANGKAS POKER ONLINE TERBAIK TERBESAR DAN TERPERCAYA
    GLOBALBOLA.COM AGEN BOLA PIALA DUNIA 2014 SBOBET IBCBET CASINO POKER TANGKAS TOGEL ONLINE TERBAIK TERBESAR DAN TERPERCAYA
    Buahpoker.com Agen Poker Domino Online Uang Asli Tanpa Robot
    DaunPoker.Net Agen Poker Domino Online Indonesia Terbaik Terbesar dan Terpercaya
    ubcpoker.com Situs Judi Poker Online Terbaik Terpercaya
    BUNDAPOKER.COM AGEN TEXAS POKER DAN DOMINO ONLINE INDONESIA TERPERCAYA
    CMCPoker.com AGEN JUDI POKER ONLINE,AGEN JUDI DOMINO ONLINE INDONESIA TERPERCAYA

    ReplyDelete

  24. Prediksi BOLA Argentina vs Belanda 10 Juli 2014 | Piala Dunia
    Prediksi Argentina vs Belanda 10 Juli 2014 | Piala Dunia 2014
    Daunpoker.net Agen Poker Domino Online Indonesia Terbaik Terbesar Dan Terpercaya
    Buahpoker.com Agen Poker Domino Online Uang Asli Indonesia Terpercaya Tanpa Robot
    LigaDaun.com Agen Taruhan Bola Piala Dunia 2014 Casino Tangkas Poker Online Terbaik Terbesar dan Terpercaya
    Judi Bola Terpercaya | Bandar Bola Online | Agen Taruhan
    Prediksi Bola | Judi Online | Agen Casino | Taruhan Bola
    Casino Online | Agen Bola | Prediksi Dan Berita Sepakbola
    Agen Bola Online | Bandar Bola | Agen Casino| Situs Judi
    Agen Bola | Taruhan Online | Bandar Judi Terpercaya
    Agen Bola | Taruhan Bola Online | Agen Casino Terpercaya
    Taruhan Bola | Judi Online | Agen Casino Terpercaya
    Agen Bola Online, Situs Judi Casino Online, Bandar Taruhan Bola
    Agen Casino | Judi Online | Bursa Taruhan | Bandar Bola
    Agen Judi Bola | Bandar Bola Online | Casino Online
    Informasi Terupdate | Sumber Berita | Sumber Inspirasi
    Berita Terbaru | Inovatif
    Berita Bola | Prediksi Bola Jitu
    Hanya Untuk Anda Pecinta Dunia Maya
    Info Masa Depan | Ulas Bola Hari Ini
    Info Terupdate | Berita Inovatif | Berita Pilihan
    Ulas Bola Hari Ini | Prediksi Skor | Jadwal Bola
    Prediksi Skor | Berita Bola | Jadwal Bola
    Prediksi Bola | Pasaran Bola | Berita Bola Online
    Informasi Terkini | Prediksi Dan Berita Sepakbola
    Info Berita Terbaik | Bursa Taruhan
    Berita Terhangat | Info Masa Depan
    Berita Terupdate | Sumber Berita
    Hasil Skor | Prediksi Bola Terpercaya
    Info Skor Hari Ini | Update Bola
    Prediksi Online | Bursa Taruhan Bola
    Berita Terkini | Informasi Akurat Berimbang
    Jadwal Dunia Sepak Bola | Prediksi Skor
    Kumpulan Informasi | Prediksi Skor | Berita Bola

    ReplyDelete
  25. What lessons or wisdom are often associated with the process of "Crescer :: Growing Up"? greeting : https://openlibrary.telkomuniversity.ac.id/home/information/id/199.html

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...