22 September 2010

Amoras :: Blackberries




Neste fim-de-semana apanhámos amoras silvestres. As amoras de cá são diferentes das portuguesas: maiores, mais sumarentas, mas não tão saborosas. Conseguimos apanhar 1 kg mas, como acabei por fazer geleia em vez de doce, a colheita rendeu muito pouco... Tenho de apanhar mais algumas enquanto é tempo!

Last weekend we picked blackberries from the hedgerows. British blackberries are a bit different from the ones one finds in Portugal: they're plumper and juicer but not as sweet. We managed to pick 1 kg but, since I ended up making jelly, not jam, I wasn't left with much juice... I guess I'll have to pick some more while I still can!



(images: 1, 2, 3- Tiago Cabral; 4, 5- Constança Cabral)

21 comments:

  1. A blueberry pie could be a nice idea! Yummy :)

    ReplyDelete
  2. Beautiful! I used to love going blackberry picking as a child!

    ReplyDelete
  3. Ohhh!Puedo preguntarte dónde compraste esas etiquetas tan bonitas?¿Las has hecho tú?Estoy buscando unas para mis mermeladas de pexego pero no encuentro unas tan bonitas aquí en España.
    Un saludo y felicidades pr tu precioso blog.

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Olá Constança!
    Eu este fim de semana também andei a apanhar amoras na quinta da minha mãe! Como não sabia o que fazer com elas congelei-as. Podes dizer-me como se fazes a tua geleia ou compota, ou tens alguma sugestão para uma sobremesa?

    Obrigado e beijinhos

    ReplyDelete
  6. Esses frutas Amoras - È Diferente daqui do Brasil! Aqui as Amoras São Pequenas e docinhas essas ai tambem são doces?

    These Blackberries fruit - is different from Brazil! Here the Blackberries are small and there is also such sweets are sweet?

    Queria Convidar as Pessoas a participar do Sorteio de Uma Linda Maquina de fazer Pão

    Acesse Aqui

    http://www.tiaecia.com.br/2010/09/promocao-tia-e-cia-te-da-uma-maquina-de.html

    Invite People wanted to attend the Draw Pretty bread machines

    Login Here


    http://www.tiaecia.com.br/2010/09/promocao-tia-e-cia-te-da-uma-maquina-de.html

    ReplyDelete
  7. Fiz a geleia assim:

    Lavei um quilo de amoras e pu-las numa panela ao lume, com 300 ml de água. Deixei fervilhar durante meia-hora e fui esmagando as bagas com uma colher de pau.

    Pus o conteúdo da panela num passador de nylon fino, com uma taça por baixo, e deixei ficar umas horas (fui esmagando a polpa das amoras).

    Medi o líquido e adicionei 450 g de açúcar com pectina para cada 600 ml de sumo. Levei ao lume e deixei dissolver o açúcar; mal vi que não havia cristais, aumentei o lume e deixei ferver durante 5 minutos. A partir daí fui testando o preparado, para ver se já estava em gel. Vê o meu post sobre geleia de camarinhas - lá explico como se faz isto.

    Boa sorte! :)

    ReplyDelete
  8. Constança, eu moro na Alemanha e este ano estas frutas estavam muito azedas. As suasnão devem ter amadurecido direito também. Quando elas estão bem maduras, elas são docinhas e muuuito saborosas! Espero o ano que vem!

    ReplyDelete
  9. Just beautiful photos. Love your blog. Best to you, Sondra

    ReplyDelete
  10. As fotos são muito bonitas, mas quando olho para elas, só consigo pensar: "De camisola de lã??? Em Setembro!? ohhhh"

    ReplyDelete
  11. Ola'.
    Nao resisto a espreitar o teu blog diariamente. As tuas fotos sao inspiradoras. De volta a Londres depois de uns dias pelo sol de portugal tenho a mesma sensacao...que regressamos a uma estacao diferente (da qual nunca chegamos a sair!).
    Susana

    ReplyDelete
  12. Que delícia... e os potes estão giríssimos, mesmo como eu gosto! O tecido é bem giro, foi o que pintaste também? Tão simples e tão bonito! Beijinhos!

    ReplyDelete
  13. blackberry jam ... what a delight ...

    ReplyDelete
  14. Mmmm, your blackberries look so tasty and so fresh! I'm sure that jelly would be yummy!

    Best wishes,
    Tatyana

    ReplyDelete
  15. Los frascos te han quedado preciosos, me encanta esa tela... La verdad es que cualquier cosa que haces te queda estupenda, ¡hasta unos simples tarros de mermelada!

    ReplyDelete
  16. I picked blackberries last week. I have to admit to eating them all...not enough were left to make jam.

    ReplyDelete
  17. Fiquei curiosa, não sabia geleia e doce eram diferentes. Vou pesquisar :-)

    Bjs

    ReplyDelete
  18. Hum, ainda assim me parece um óptimo passeio... ai que inveja desse tempinho fresco e desses passeios outonais!! Blackberry pie também me parece muito bem! :) Beijinhos, Twiggs

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...