19 October 2007

Gerações / Generations



No final dos anos 20, pertenceu a uma noiva que se casou com sapatos prateados e que nele transportou as suas roupas de recém-casada até Madrid, destino de uma lua-de-mel tão ansiada.

Em meados de 40, guardou o enxoval da sua única filha, que entretanto se casou e que o continuou a utilizar como armazém para lençóis, toalhas, panos e afins.

Desde ontem que é meu. A noiva dos anos 20 é a minha bisavó, mãe da minha avó, que por sua vez é mãe da minha mãe. Sei que não se trata de uma papeleira D. José nem uma cama D. Maria; é apenas um simples malão de viagem. A minha avó nem que queria deixar ficar com ele, de tão estragado que está. Mas eu adoro-o. Para mim é um tesouro.


In the 1920's, this trunk belonged to a bride who got married wearing silver shoes and who then used it to transport her clothes to Madrid, the city where she and her husband spent their honeymoon.

In mid 1940 's, her only daughter kept her trousseau in it. She eventually got married and kept using it for storing bed sheets, table linens and so on.

Since yesterday, the trunk belongs to me. The 1920's bride was my great-grandmother, my grandmother's mother; this grandmother is my mother's mother. I know this is not a valuable antique: it's just a trunk. My grandmother didn't even wanted to given to me; she kept saying it's so old and ruined. But I love it. For me this trunk is a treasure.

8 comments:

  1. ufa! Ainda o acho mais bonito depois de ouvir essa história...
    E fotos do casamento da bisavó? Há??

    ReplyDelete
  2. É encantador , a historia e o baú ou malão (como a minha mãe diz )mas para viagem era mt pouco prático, viva o sec.XXI :)

    ReplyDelete
  3. este é um baú com legenda...
    Fantástico!

    ReplyDelete
  4. E o forro, é original ?
    Eu também tenho uma dessas com selos das fronteiras, e forrei com chitas. Originalmente era forrada com seda mas estava muito estragada.

    ReplyDelete
  5. O malão é lindo e com uma história dessas ainda mais bonito é!
    Há que o conservar muito bem!!!

    ReplyDelete
  6. o forro é original, sim, e está em bom estado. Estava cheio de bolinhas de pimenta contra as traças!

    ReplyDelete
  7. Eu tenho um igual a esse modelo ganhei de uma senhora de 90 anos esta um pouco mais conservado que o seu da foto quero saber mais informacoes sobre este tipo de bau se vc tiver .meu email martins621@gmail.com

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...