A primeira coisa que faço quando compro tecidos é pô-los na máquina de lavar roupa. A questão de lavar ou não os tecidos antes de começar um quilt (ou qualquer outro projecto de costura) é discutida frequentemente em livros e blogs — pessoalmente, lavo sempre os meus tecidos antes de os utilizar.
Pré-lavar os tecidos apresenta muitas vantagens: os tecidos de algodão encolhem sempre um bocado, por isso é melhor que encolham antes de estarem cosidos a outros; quando vêm das fábricas, os tecidos ainda têm restos de tintas e outros químicos, e uma simples lavagem elimina tudo isso; alguns tecidos, sobretudo os mais antigos, têm tendência para desbotar, por isso o melhor é fazer um teste antes de os pôr na máquina ou usar uma daquelas folhas que atraem a tinta.
Como já disse, os meus tecidos vão directos para a máquina. Depois estendo-os (mesmo que seja dentro de casa, situação que, neste país, acontece 90% das vezes) e passo-os a ferro enquanto ainda estão ligeiramente húmidos. Há quem os lave à mão, em água fria, mas eu prefiro lavá-los logo a 50ºC num ciclo curto (no caso de tecidos de algodão, claro). Se não quiserem que os tecidos desfiem, podem sempre chuleá-los ou cortá-los com uma tesoura de zigzag. Eu não faço nada disso.
The first thing I do after buying fabrics is to toss them into the washing machine. The question of whether or not to wash fabrics before starting a quilt (or any other sewing project) is frequently discussed in books and blogs — I personally always wash my fabrics before I use them.
Pre-washing fabrics has many advantages: cotton fabrics always shrink a little so it's best that they do so before they're all stitched up; when they come from the mills they still have some leftover dyes and chemicals and a simple washing will eliminate that; some fabrics, especially vintage ones, have a tendency to bleed so you might want to test them beforehand or include one of those colour catcher sheets in the wash.
As I said, my fabrics go directly into the washing machine. Then I hang them to dry (even if it needs to be indoors, which happens 90% of the time in this country) and iron them while they're still a bit damp. Some people wash their fabrics by hand in cold water but I prefer to wash them in a short cycle at 50ºC (I'm obviously talking about cotton fabrics). If you don't want them to ravel you might zigzag or overlock the edges or cut them with some zigzag scissors. I do none of that.
(photo: Constança Cabral)