19 June 2012

Conservas :: Preserves






Estamos em plena época de conservas! Um dos meus sonhos é um dia ter uma cozinha grande, em que caiba uma mesa quadrada com tampo de lioz como a que havia em casa do meu avô, onde eu possa fazer geleias e compotas em grupo. Até lá, vou compotando e gelificando sozinha ou com o Tiago. Descobri estas fotografias tiradas há dois anos enquanto preparava geleia de amora e lembrei-me de dedicar esta semana à arte de fazer conservas. Entretanto, se quiserem saber os meus truques e técnicas, podem ler este post sobre como fazer doce de framboesa.

It's preserving season! One of my dreams is to have a big kitchen one day, where I can place a big square table like the one that existed in my grandfather's house and where I can make jams and jellies in the company of some friends. Until then I'll keep on jamming and jellying alone or with Tiago. I came across these pictures taken two years ago whilst I was making blackberry jelly and I thought I'd dedicate this week to the art of preserving. In the meantime, if you want to find out about some of my tips and tricks on preserving, take a look at this post I wrote about making raspberry jam.

(photos: Tiago Cabral)

18 comments:

  1. Muitos dos meus sonhos também passam pela cozinha! Espero que tanto os meus como os teus se realizem! :)

    Beijinhos,
    Leonor

    ReplyDelete
  2. ahah hoje estive a fazer de cereja :) que delicia!
    ***

    ReplyDelete
  3. Você as coa antes de guardar? Mas eu gosto tanto dos pedacinhos de frutas no meio das geleias e compotas!
    ;)
    Meu blogue está quase quase! :)
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Olá, vejo que por esses lados também não faz muito calor... Isto de viver noutro pais, pode ter coisas boas, mas não é a mesma coisa. Beijinhos, MJ

    ReplyDelete
  5. Your husband has such an eye for photography! Love, LOVE the last shot!
    Happy jam making!
    Monica.

    ReplyDelete
  6. Mesmo em bom tempo, quero ver se começo a fazer compotas, a primeira que vou tentar fazer é de tomate, de tiveres alguma receita e dicas para partilhar, agradecia imenso.:D

    ReplyDelete
  7. cá em casa também já chegou a época das compotas....a cozinha ganha um colorido especial...

    ReplyDelete
  8. Com as sementinhas que sobram da geleia de amora costumo fazer uns queques de amora. Ficam roxos e deliciosos ^^ por aqui também se vai "compotando". *

    ReplyDelete
  9. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  10. Também está nos meus sonhos uma cozinha espaçosa com uma ilha ao centro.
    E compotas também é algo que adoro fazer. Este ano já saíram da minha cozinha compotas de tangerina, limão, morango e agora ando a fazer de cerejas.

    ReplyDelete
  11. Olá Constança,

    Esta compota deve ser deliciosa, vou experimentar.
    Sou uma fã incondicional de compotas caseiras. Todos os anos faço de amoras silvestres, melão, abóbora e recentemente de courgette. Colho as amoras numa aldeia de Castelo Branco e como os locais dizem que a amora só está boa quando as uvas estão prontas para a vindima,aproveito a recomendação e efectivamente fica uma compota deliciosa. De melão faço sempre que o fruto nos desilude quanto ao paladar, porém em compota fica sempre bom. De abóbora para além da forma comum e se gosta de côco, sugiro que experimente o que há muitos anos aprendi com a minha madrinha. Quando o doce de abóbora está pronto mas ainda ao lume e para cada kilo de abóbora, juntam-se 100 g de côco ralado e deixa-se ferver um pouco, adoro. De cougette fica uma delícia e podem juntar-se no fim, nozes, pinhões ou amêndoas a gosto, tal como se faz para o doce de abóbora.

    Boas compotas!
    Beijinnhos cheios de sol de Portugal
    Ana Lopes

    ReplyDelete
  12. Olá Constança!

    Essas frutinhas verdes nas fotos são crab apples? Hoje de manhã notei que tenho algumas no quintal - ainda verdes, mas acho que são, pois as flores que brotaram há dois meses são parecidas com as dessa árvore -, a Constança já fez geleia desse sabor?

    Um abraço,

    Daniela

    ReplyDelete
  13. Mirella, estava a fazer geleia de amora, por isso o líquido foi coado.

    Maria, estas fotografias foram tiradas em Setembro de 2010. Mas é verdade, o tempo em Inglaterra faz jus à sua reputação!

    Ana, excelentes dicas, obrigada!

    Dani, são crab apples, sim! Nunca experimentei fazer geleia com elas mas sei que é uma especialidade inglesa!

    ReplyDelete
  14. A mi me encanta hacer mermeladas, de frambuesa no he hecho nunca, deb estar riquisima.
    bsos

    ReplyDelete
  15. Preserving season?! Oh my goodness our rowan has only just stopped flowering... no sign of fruits or berries anywhere yet. The season up here is so short. Make the most of it.

    ReplyDelete
  16. Alguen me traixo de agasallo de Portugal uns pendientes tan lindos como os que tes na foto :)

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...