16 October 2012

Chico Buarque


Nunca consigo responder sem hesitar a perguntas como "qual é o teu livro/filme/prato preferido?". Também nunca fui de ter ídolos ou amores assolapados por cantores e actores quando era adolescente, encher as paredes do meu quarto com posters, comprar revistas só porque determinada pessoa estava na capa. Apesar de tudo isto, há muitos anos que elegi o Chico Buarque como o meu músico preferido de todos os tempos. Não estou a exagerar quando digo que podia passar dias a fio a ouvi-lo cantar.

Adoro este homem. Pelos olhos verdes (ou serão azuis?), pelo timbre da voz, pelas letras, pelas melodias, pelo conhecimento profundo que tem das mulheres, pelo domínio perfeito da língua portuguesa, por me transportar para um imaginário brasileiro que nunca vivi mas que me encanta, e por nele ver muitas semelhanças com o meu imaginário português, por me lembrar a viagem ao Brasil que ganhei quando tinha 18 anos e onde conheci a minha amiga Gracinha, que me falou n' A Banda. Quanto mais melancólicas as canções, melhores as acho e mais vezes as ouço. Gostava de conhecer ainda mais músicas, gostava de ter todos os discos dele.

I've never been able to answer questions like "what's your favourite book/film/food?" without hesitation. Neither was I the typical adolescent with huge crushes in actors and singers. In spite of this, I can say without a shadow of a doubt that Chico Buarque is my favourite singer/song writer of all times. I could listen to his songs all day long and never get tired.

I adore this man. I love his green eyes (or perhaps they're blue?), the tone of his voice, his lyrics, his melodies, his profound knowledge of the Portuguese language, his ability to transport me to an enthralling Brazilian world that I have never experienced, although I can see many similarities with my own world. It also reminds me of the trip to Brazil I won when I was 18, where I met my friend Gracinha, who kept talking about A Banda. The more melancholic his songs are, the more I love them. I'd love to know all his songs and own all his albums.


Posso falar novamente nos olhos dele?

May I mention the eyes again?



Uma das suas músicas mais tristes e mais bonitas.

One of his saddest and most beautiful songs.



O Rodrigo também gosta. E vocês, têm um músico de eleição?

Rodrigo likes it too. What about you, do you have a musician close to your heart?

(photos: Constança Cabral)

33 comments:

  1. O Chico Buarque é fabuloso, mas estou a descobrir melhor o João Gilberto e estou in love pela música dele. Entre os portugueses, estou cada vez mais atenta ao António Zambujo.
    Qualquer um dos três canta com uma simplicidade encantadora.

    ReplyDelete
  2. Chico Buarque e Zizi Possi na mesma música...tão bom!

    Também não consigo eleger uma música, um cantor, um livro. Gosto muito do universo brasileiro na música e na literatura. Na música, dos mais novos, a Maria Rita, na literatura, são muitos! :)
    Já na literatura portuguesa, respondo sem gaguejar: Vergílio Ferreira! Se para muitos a Aparição foi um terror, para mim foi a descoberta de um escritor intenso, vertiginoso.

    Filmes...nem consigo pensar em escolher um...assim de repente, lembro-me do Despertar da mente, que me encantou pela forma como a historia foi contada. :)

    Ai...fiquei com vontade de me embrulhar no sofá a ver filmes até à noite! :)

    ReplyDelete
  3. Cresci a ouvir MPB. Os pais são fãs do Chico e de toda a malta de intervenção da Bossa-Nova. Eu vivo dividido entre a voz magnífica e cristalina da Gal e o poder e presença imensos da Bethânia. Mas vá, confesso que o meu coração descai mais para o lado da segunda.

    Nunca estive no Brasil, embora tenha tios na Paraíba, mas, tal como a Constança diz, sinto-me transportado pela música a um imaginário brasileiro que me fascina e seduz.

    Quanto a filmes não tenho nenhum em especial- gosto de tantos! Já livros posso bem destacar um entre muitos d'eleição- O quarteto de Alexandria, de Lawrence Durell. Faz-me viajar a um outro imaginário- também mágico, também de sentidos.

    ReplyDelete
  4. Olá Constança,
    o Chico pode ser um ótimo compositor, mas tem aspectos da vida dele, pelos quais não tenho nenhum apreço...pelo contrário, e desta forma,
    não gosto de o ouvir.....
    Sei que estas minhas palavras pode vir a escandalizar muita gente, mas é assim que eu penso.....
    Ele é daqueles que pregam uma coisa e fazem outra, totalmente contrária.....

    abraços de MF

    ReplyDelete
  5. É bom ler-te.
    Um beijinho cheio de saudades.

    ReplyDelete
  6. Olhos azuis, azuis, azuis... de uma pessoa se afogar... é muito difícil encontrar palavras para falar do Chico Buarque,; ele é verdadeiramente extraordinário. A capacidade que tem de usar as palavras e de fazer sentir que não haveria melhor forma de as dizer, de, além de tudo, ainda conseguir dizer tudo como se fosse aquela a forma natural de se dizer, como se fosse espontâneo, como se fosse óbvio e linear falar-se assim, com "simplicidade" das coisas tão densas, das vidas tão plenas de todas as coisas que fazem cada vida... ele é quase mágico... e os olhos... e o sorriso... de garotinho, quase ingénuo. Ele é mesmo especial.
    Se eu não fosse "apaixonada" pelo Caetano, pelas inflexões da voz, pelo sorriso meigo, pela forma como entrou na minha vida e me trouxe tanto daquilo que hoje sou, seria o Chico, sem dúvida.
    Concha, há um conjunto de DVDs, muito bem feitos, uma delícia. Vale a pena. Nós compramos em Portugal, mas não encontro agora nenhum link de cá. Sei que a livraria Saraiva, no Brasil, envia artigos para cá, mas talvez em Londres se consiga encontrar. De qualquer modo, aqui vai o link: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1566357/box-chico-buarque-13-dvds

    ReplyDelete
  7. Oi, Constança! Adorei ver/ler este post aqui hoje! Sou brasileira e, como você, gosto muito do Chico e toda a sua obra! Por aqui ainda nos surpreendemos com as sua capacidade de produzir com empenho e sensibilidade, atravessando gerações, atravessando o tempo! Existem boxs completos com os discos do Chico, filmes, etc. Será que você não consegue pedi-los em Portugal? Não seria uma boa lembrança para levar na bagagem para a nova moradia?! Abraço, Naza Salutto

    ReplyDelete
  8. Olá, Concha:
    Acho que você vai gostar de ler este artigo: http://www.chicobuarque.com.br/critica/crit_cidade_overdes.htm
    Muita gente prefere dizer que ele tem olhos cor de ardósia. Ele está com 68 anos e continua charmoso. É fácil vê-lo passeando pela orla de Ipanema (eu já o vi - de dentro do ônibus). Um abraço da Cecilia.

    ReplyDelete
  9. Como é bom saber que para além do Atlântico tantas pessoas se encantam com os versos e melodia do Chico.
    Eu tenho muitos músicos preferidos e sou incapaz de destacar apenas um. Já quando o assunto é literatura, não há o que pensar duas vezes: Guimarães Rosa. Sempre.
    Um abraço,
    Andréa.

    ReplyDelete
  10. olá, você tem razão chico Buarque é ótimo.
    Eu gosto muito de Milton Nascimento, brasileiro também, vale muito conhecer.
    beijos e um abraço no Rodrigo.

    ReplyDelete
  11. Concha,

    Chico também também é meu compositor preferido. É um amor.

    Apesar de muitos criticarem sua voz, penso que suas músicas ficam indescritivelmente lindas quando cantadas por ele.

    Já tive a oportunidade de assistir a três shows desse gênio e acho que vou fazê-lo sempre, enquanto ele se apresentar.

    Viva Chico!!

    ReplyDelete
  12. Não sei como cheguei ao seu blog, só sei que o acompanho por gostar muito do seu trabalho.
    Como brasileira, também amo o Chico e suas musicas.
    Já que gosta da nossa musica, deixo dicas para seu pequeno:
    - Os Saltimbalcos., Chico Buarque, É um musical sobre o conto Os músicos de Bremen. Meus filhos adoram. Lançado em 1971, durante a ditadura militar. Apesar do cunho político da época, é um disco muito bonito.
    -A Arca de Noé 1 e 2 , Vinicius de Moraes e Toquinho

    De mais novo temos:
    -Palavra Cantada,
    -e o disco Partimpim da Adriana Calcanhoto.

    Gosto muito da cultura portuguesa.. Gosto do Eça de Queiroz, mas não conheço nenhum escritor contemporâneo.

    Maria Tereza,

    ReplyDelete
  13. Ponto Guloso,

    Obrigada pelo link! Tenho dois ou três DVDs desses, que fui comprando na Fnac quando saíram há uns anos. Este Verão quis comprar mais e já não havia... vou tentar encomendar no Brasil!

    ReplyDelete
  14. Andréa,

    Nunca li nada do Guimarães Rosa... que falha!! Mas li muita coisa do Jorge Amado com 17/18 anos e acho Machado de Assis delicioso.

    ReplyDelete
  15. Maria Tereza,

    Muito obrigada pelas sugestões!

    Adriana Partimpim é um dos discos preferidos do Rodrigo (ou assim quero imaginar)! Quando ele começa a fazer fita ao almoço, canto-lhe "Que bela sopa" e "Sou eu assim sem você" e resulta sempre!!

    ReplyDelete
  16. As dicas da Maria Tereza são ótimas! A Arca de Noé marcou a minha infância. Se puder conseguir o DVD, tanto melhor, pois as cenas são muito bonitas. Mas pode ouvi-lo aqui: http://www.radio.uol.com.br/#/album/vinicius-de-moraes/a-arca-de-noe-de-vinicius-de-moraes/17784
    E segue um link para o meu conto preferido do Guimarães Rosa - A terceira margem do rio: http://www.releituras.com/guimarosa_margem.asp
    Um abraço,
    Andréa.

    ReplyDelete
  17. O Chico é o artista que me faz ter orgulho de ser brasileira! :) Amei o seu post.

    ReplyDelete
  18. Chico Buarque e Caetano Veloso fazem parte da banda sonora da minha vida! As suas músicas acompanham-me nos bons e nos maus momentos.
    Mas para mim não é fácil conseguir eleger um livro, uma música, um filme, etc favoritos, depende muito do momento.

    ReplyDelete
  19. também adoro! e a Maria Bethânia? Já a vi duas vezes ao vivo e enche-me completamente as medidas! obrigada pela partilha! bjs., filipa

    ReplyDelete
  20. A "Ópera do malandro", sobretudo a canção "Teresinha" nem sei bem porquê... E gosto muito do Chico escritor de romances, ou contos; "Budapeste" prendeu-me da primeira á última página.(Já o filme não gostei...) E "Leite Derramado" muito bonito".Dos Artistas Brasileiros contêmporaneos é capaz de ser o meu preferido. Obrigada recordação! Bjos

    ReplyDelete
  21. Constança, só você pra diluir as fronteiras das nações com tanta delicadeza.Em casa fui criada em meio aos discos do Chico, cresci ouvindo sei quase todas músicas de cor.E ao contrário de um comentário aí, ele é uma pessoa íntegra, além de ser uma alma sensível e profundamente ligado as raízes culturais de seu povo.Minha música favorita dele é exatamente Fado Tropical.Se encontrar algo dele aqui que seja digno de atravessar o oceano envio´te.Grande abraço.

    ReplyDelete
  22. Olá Constança!

    Nunca comentei o teu blog, nem sei porquê, pois admiro muito o teu trabalho e a tua tenacidade na prossecução dos teus sonhos. O Chico Buarque é um dos meus cantores preferidos ( então a ópera do malandro... sei-a toda de cor). Este post fez-me lembrar de uma versão do tanto mar, muito pouco conhecida ( foi a primeira / original ) que não podia deixar de compartilhar - http://www.youtube.com/watch?v=KRppAycP880 - que já fiz questão de partilhar para ver se animamos a malta cá de Portugal a relembrar certos valores porque tantos se bateram ( literalmente ). Obrigada!

    ReplyDelete
  23. Apesar de maus tempos para o Brasil, eram bons tempos para música......

    ReplyDelete
  24. Olá Concha, gosto muito de Maria Bethânia e do saudoso Freddie Mercury. Vozes únicas e maravilhosas. Mas tal como tu não tenho um cantor ou um livro de eleição, nem nunca tive, mas estes dois ficaram no meu coração desde a primeira vez que os ouvi.
    Carla Martins/arosacorderosa.com

    ReplyDelete
  25. Chico Buarque é maravilhoso mesmo, excelente escolha! Como diz meu psicólogo, quem gosta de Chico Buarque não é para qualquer um!! Tem que ter inteligente e sensível!

    Bjs

    ReplyDelete
  26. Ui, que difícil é escolher um só cantor/a. Gosto muito da Marisa Monte, tenho todos os CDs e já a vi umas quantas vezes. Adoro a voz da Sónia Tavares dos The Gift. Agora ando apaixonada por uma banda norte-americana chamada Alabama Shakes. Fui fã dos Queen desde pequena, cresci a ouvir música brasileira, tenho muito interesse por aquilo que se convencionou chamar "world music". Estranhamente, gosto/conheço mais o lado escritor do que o lando cantor do Chico Buarque - o seu livro "Budapeste" fez com que eu fosse visitar essa cidade, por exemplo!

    ReplyDelete
  27. Não posso deixar de comentar este post. Sou apaixonada por Chico Buarque desde que me conheço por gente! Maravilhoso, sensível, inteligentíssimo! Um presente de Deus à humanidade!! Gosto de ouvir Chico cantado por Chico, mas também adoro ouví-lo na voz de Maria Bethania e de Oswaldo Montenegro (Oswaldo tem um CD chamado "Seu Francisco" no qual só canta músicas do Chico! Vozeirão bárbaro!!). Para o Rodrigo, indico também Toquinho, mestre na arte de emocionar.
    Beijos,
    Cátia

    ReplyDelete
  28. Eu também gosto muito do Chico Buarque,do modo como no breve tempo de uma música ,ele conta histórias,constrói personagens.
    Ando a ouvir os CDs da colecção que o jornal Público lançou aqui à meio ano,muito boa ,por sinal.
    Boa sorte para a nova aventura do outro lado do mundo.
    Maria

    ReplyDelete
  29. Já sabia de seu muito bom gosto, mas agora isto está devidamente provado! Viva o Chico! Mal posso esperar para conhecer os seus favoritos aqui na Nova Zelândia... Rodrigo possivelmente apreciará os malucos do Fatcat and Fishface (http://www.fatcat-fishface.com/) com suas melodias divertidas, inteligentes e indubitavelmente kiwis! Ka kite ano!

    ReplyDelete
  30. Olá,
    Eu estava procurando assuntos sobre o Chico e acabei encontrando esta postagem. Muito interessante e bacana!
    O Chico é mesmo um artista incrível!
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ReplyDelete
  31. First time here. I've been reading your blog for AGES and today I think I MUST leave a comment.
    I LOOOOVE Chico Buarque. Not only because of those eyes but because I think of him as one of the BRAINS of the world.
    Thank you fot reminding me that I'm not the only one.

    ReplyDelete
  32. Linda postagem, vendo a foto - capa do disco, lembro que este também tenho aqui em casa. Gosto muito de Chico, sou fã do seu trabalho marcante na música, literatura, cinema e teatro.
    Sugiro que visite o blog http://oriodejaneirodechicobuarque.blogspot.com.br/ acredito que vc vai gostar. É de uma sobrinha que fez recentemente seu TCC sobre Chico.
    bjs
    bel

    ReplyDelete
  33. A cor dos olhos de Chico Buarque? Ardósia. ESta é a referência que aqui no Brasil fazem destes lindos olhos azuis. Chico é peculiar um artista querido, principalmente entre os intelectuais. Não o elejo como o melhor. O Brasil é simplesmente fantástico no quesito musical com talentos imensuráveis. Ouça, dentre outros, o João Gilberto, o Caetano Veloso éo máximo. Mas tem outros, muitos outros.

    Isabel

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...