30 January 2013

Villas






Gosto de casas antigas. Casas que já existiam muito antes antes de eu ter nascido e que, se forem bem tratadas e não houver uma catástrofe, permanecerão após eu ter desaparecido. Gosto da ideia de as casas terem acompanhado a vida de outras pessoas e gosto dos pormenores que só uma casa velha exibe. 

Na Nova Zelândia, as casas com 100 anos são de madeira e chamam-se villas. Têm tectos altos, salas quadradas, um corredor central, uma cozinha que dá para trás e normalmente apenas uma casa-de-banho (dentro de casa, valha-nos isso!). Não têm aquecimento central, algo que horroriza os europeus que vivem em países frios, mas que não choca dois portuguesinhos como nós. Têm lareiras, quase todas desactivadas hoje em dia, e com sorte uma salamandra. As janelas são grandes e o chão é feito de madeiras nativas como rimu ou matai (pode haver alcatifas a tapá-lo, mas isso é outra conversa). Os jardins são normalmente cottage gardens estilo inglês. Os telhados são em chapa ondulada!

As villas são casas muito bonitas e agradáveis — e, se tudo correr bem, daqui a uns dias estaremos a viver numa!


I like old houses. Houses that were here long before I was born and, provided that they're well taken care of and that no natural catastrophes occur, will keep on existing long after I'm gone. I like the idea of houses that watch other people's lives unfold and I like the details that only an old house can boast.

In New Zealand, 100-year-old houses made of wood (weatherboard) are called villas. They've got high ceilings, square rooms, a central corridor, a kitchen in the back and usually only one bathroom (indoors, thank goodness). There's no central heating, something that horrifies northern Europeans but doesn't chock two Portuguese such as ourselves. There are usually a couple of fireplaces (which tend to have been deactivated) and a woodburner if you're lucky. The windows are huge and the floors are made of native woods such as rimu and matai (there might be a carpet covering them but that's a whole other story). Gardens are usually cottage-style. The roofs are corrugated metal!

Villas are beautiful, agreeable houses — and if all goes to plan, in a few days we'll be living in one!


(photos: Constança Cabral)

55 comments:

  1. Boas notícias antes de ir dormir (São 1h14 em Galway!)! Gosto disso :)

    ReplyDelete
  2. Conchinha!
    Que bom!!!
    Eu sabia que íam conseguir!
    Muitos beijinhos e muitas felicidades!

    ReplyDelete
  3. Que bom! Realmente duvidava que você fosse morar numa casa moderna, não combina com alguém que trata com tanto respeito os lençóis que foram de sua avó, a ponto de reformá-los para o berço do pequenino filho que nasceu. Esta nova morada será, com certeza, agradável, linda, aconchegante e um lugar pra recordar por toda a vida. Vais também deixar tua história indelevelmente(e invisivelmente) escrita nas paredes dela. Diz-se por aqui que "as paredes têm ouvidos". Felicidades.

    ReplyDelete
  4. Those are beautiful! We have a 200 year old farm house and I LOVE it! There is really nothing like an old house, so much history.

    ReplyDelete
  5. I hope all goes well, Concha! You will surely feel more at ease when you have a chance to unpack and settle down :)

    ReplyDelete
  6. Ele há coisas que não se explicam . Também eu tive uma experiência internacional, por razões profissionais do marido , também eu me dediquei às costuras, manualidades e outras atividades que fazem bem à alma, mas, ao contrário da Concha nem sempre tive a genica e o engenho para documentar essa experiência; talvez por isso , quando de volta a Portugal, antes de a Concha mudar para o uk me apaixonei pelo seu blog . sempre em “silêncio” revivia tantas vezes a minha história com as suas pequenas aventuras de adaptação ao novo país. Agora dou por mim de novo pendente da nova aventura e entusiasmada com a nova casa e com todos os posts deliciosos que hão-de vir por ai: Enfim, há coisas que não se explicam. Obrigada pelo seu sentido estético, energia e sobretudo positivismo. Cá deste lado, de novo a trabalhar, e quase sem tempo para sequer ir ao jardim, preciso disso.Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Ah yes - I love the old homes too. Beautiful examples you show here. Hope your move happens with ease!

    ReplyDelete
  8. :) te disse que você teria o seu jardim em Nova Zelandia :)

    ReplyDelete
  9. Que excelente noticia!
    São realmente maravilhosas e uma delas será certamente perfeita para uma familia como a vossa! Que bom, realizar sonhos (devagarinho, mas com segurança) deste modo! Obrigada pela partilha! Beijinhos, Ana Sofia

    ReplyDelete
  10. que bom! e que lindas que são as villas. tambem gosto muito de casas antigas, com história, bem cuidadas. e estou curiosa para ver pormenores da nova casa da Concha e família :)

    beijinhos

    ReplyDelete
  11. Concha, espero bem que sim!

    Porque não há nada como termos o nosso espaço :)

    ReplyDelete
  12. These are so beautiful - I can't wait to see what you do with one!

    ReplyDelete
  13. São lindas! Estou ansiosa pela vossa mudança :)

    ReplyDelete
  14. Que bonitas as villas! Adorava ver uma por dentro!
    Esperamos ansiosamente pelas novidades da casa nova!
    beijinhos!
    www.infanta.blog.pt

    ReplyDelete
  15. Que lindas! Ainda bem que encontraram um cantinho :)

    Felicidades!

    ReplyDelete
  16. Vale a pena passar umas semanas num motel à espera de uma casa dessas...São um sonho!

    ReplyDelete
  17. Que boa notícia !!! Tenho certeza que encontrarão o lugar ideal e que ele será lindo, aconchegante e surpreendente como sua vida !!!!
    Bjs e boa sorte
    Cecilia

    ReplyDelete
  18. Que bom Concha! :) E que lindas!! Espero que corra tudo muito bem, boa sorte!

    ReplyDelete
  19. Que casas tão lindas!!! Fico feliz pela novidade de finalmente terem encontrado uma casa! Só as coisas boas se fazem esperar e com certeza que o no vosso novo lar irão ser muito felizes e viver momentos preciosos. E participar na história da vossa nova/velha casa! Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Que bom, que bom!
    Devagarinho...tudo se estabiliza!
    As villas são muito bonitas, parecem livros com histórias e os jardins cheiram bem!
    Continuação de boas descobertas, na NZ!
    Cá esperamos as vossas pequenas e simples novidades ... que nos fazem tão bem!!
    Daqui, hoje também com um dia de Sol de inverno, seguem abraços portugueses.

    ReplyDelete
  21. Que bom, aos poucos estão a estabelecer-se e as coisas vão ficar em ordem.

    ReplyDelete
  22. Maravilhosas!!!
    Quem me dera ter uma para mim...
    Sortuda!
    Abraços e muita sorte!
    Ana

    ReplyDelete
  23. Quanto a catástrofes, lembre-se que apenas uma dessas vilas suportou o impacto do terramoto de Cristmaschurch (ñ sei como se escreve)enquanto todos os outros edifícios ruíram e se contorceram sobre tudo o que tinham dentro. Fiquei contente!

    ReplyDelete
  24. onde falo do Natal...quis falar de Cristchurch :)

    ReplyDelete
  25. Que bom... são mesmo um sonho estas casas... fazem lembrar os filmes americanos... :) beijinhos Concha... :)

    ReplyDelete
  26. Que lindas! Realmente um lugar para ser moldura de uma vida feliz!
    Um abraço! tudo de bom para vocês!
    Egléa

    ReplyDelete
  27. Também adoro casas antigas... A bem dizer mesmo que a casa seja construída de novo gosto do traçado antigo. Com janelas grandes, arqueadas, com pedras à volta, muitos telhados e telhadinhos e que quando se entra seja muito confortável e que se sinta muita alegria lá dentro =)
    Beijinhos e que a casa que vão habitar vos traga doces lembranças e muitas alegrias =) ***

    ReplyDelete
  28. Boa sorte, são realmente lindas!

    ReplyDelete
  29. Que sorte! Meu sonho é um dia comprar uma casa assim antiga aqui em Portugal, e restaurar. Até já sei qual é a casa, só me falta o resto :)

    Boa sorte

    Kisses

    http://thedailymiacis.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  30. Desejo-lhe as maiores felicidades. E sem quere parecer "cusca" fico à espera das suas habituais decorações maravilhosas. Bjks

    ReplyDelete
  31. WOW...

    Lindas, lindas... que mudem rapidinho :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  32. De facto as casas têm um aspecto lindíssimo! Já tinha visto algumas fotos da Nova Zelândia mas não me tinha apercebido que tinham casas tão giras e antigas. Um passo já está! Agora é desfrutar!

    ReplyDelete
  33. A mi me encantan las casas antiguas tienen mucho encanto.
    Tu blog me ha encantado
    muchos saludos
    Angelica

    ReplyDelete
  34. A mi me encantan las casas antiguas tienen mucho encanto.
    Tu blog me ha encantado
    muchos saludos
    Angelica

    ReplyDelete
  35. Iúpi! Que bom, vai ver que daqui para a frente tudo irá correr bem melhor e já poderá fazer tudo com que sonhou.
    Beijinho grande ;)

    ReplyDelete
  36. Adoro as casas com o exterior em madeira, mas isso por cá seria impensavel.
    Esta é aminha villa e fica bem no centro de Portugal.

    http://cronicasdavida.blogspot.pt/2011/06/exterior.html

    ReplyDelete
  37. Adorei a segunda e a terceira fotos, tem a tua cara, ainda bem Constanca! Parabéns a família :)

    ReplyDelete
  38. Parabéns Constança, o seu espirito aventureiro é de uma grande Mulher e o gosto de dar vida a novos espaços nem todos têm mas a Constança vai tornar essa casa num verdadeiro ninho... Muiitas Felicidades para a família, e eu continuo a ver o desenvolvimento do Bébezinho.

    ReplyDelete
  39. Torço para que dê tudo certo! Imaginei mesmo que uma Villa seria o seu gosto. Fiquei impressionada com a beleza delas quando vim viver por aqui. Minha sogra ainda mora numa delas, em Invercargill, e é incrivelmente bonita. As lareiras são deslumbrantes! Meu marido, que cresceu nelas, não quer nem imaginar voltar a viver em ambiente tão inóspito (geladas, úmidas e com apenas um banheiro!). Parece que só beleza não põe mesmo a mesa...Que pena! Tomara que a sua Villa venha com bom e moderno isolamento térmico e um nada bonito mas muito eficiente heat pump!

    ReplyDelete
  40. Boa, Concha! Fantástico, espero que se instalem rapidamente. Não tarda, estás adaptada! :)

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  41. Que boa notícia e que lindas são estas Villas! Muito boa sorte nesta nova etapa! :)

    ReplyDelete
  42. Oooohhhh, they are lovely. Hope you're soon settled in one. I recently moved from England to Australia - so I can sympathise about waiting for your shipping for months. It seemed like forever! Sending best wishes that it all goes well for you xx

    ReplyDelete
  43. LINDA A VILA, E AS CASAS UM SONHO. ESPERO QUE TUDO CORRA BEM PARA VOCES .COM CERTEZA LOGO LOGO ESTARA DANDO VIDA A UMA DESSAS CASAS.

    ReplyDelete
  44. Waiting for the moving in party!!! :-)

    ReplyDelete
  45. Que maravilha terem encontrado uma preciosidade destas. Sou uma apaixonada por casas com história, com vida e com paredes que guardam segredos!!! tenho a certeza que vossa villa será o local ideal para a vossa estadia/vida neozelandeza....
    Beijos do norte de Portugal

    ReplyDelete
  46. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  47. Olá Constança!

    Consigo ver-te numa dessas casas de madeira, com muita facilidade. Têm tudo a ver contigo. A promessa de uma porta aberta para o exterior onde poderás continuar a apanhar as tuas flores e, quem sabe, plantar outras tantas, a beleza única de uma janela emoldurada em madeira, a sonoridade dos passos num chão de ripas... Sim, é fantástico. Todos o pormenores de uma casa antiga são muito mais acolhedores do que uma casa de betão, impecavelmente estucada.

    Beijos e boas mudanças!!

    Sandra Serra

    ReplyDelete
  48. Que bom Constanca. Essas casas devm dar PANO para mangas... E para outras coisas.
    Tá quase.
    Felicidades para a familia.
    Bjs
    Paula

    ReplyDelete
  49. Lindas!! tudo a ver consigo!!!
    Tudo de bom :)

    Ana Pinto

    ReplyDelete
  50. Vim parar aqui pela slindas casas! São muito parecidas com as da Austrália, adoro! São pequenas, aconchegantes ..... parecem casas de bonecas, de tão delicadas.
    Desejo muita sorte na sua nova moradia.
    Beijos.

    ReplyDelete
  51. Se você quiser retirar a Verificação de Palavras (que vem depois do comentário), tenho como fazer em meu blog. A maioria das blogueiras tira. Muitas pessoas não gostam, não acertam e vão embora sem comentar. Desculpa a ousadia, mas aviso a todas, que às vezes nem sabem que tem.
    Vou tentar de novo acertar rsrsr
    Beijos.

    ReplyDelete
  52. Que bom Concha. Fico tão feliz e um pouco invejosa. Acho essas casas, tão lindas. Também adoro casas antigas, até nisso somos parecidas. O menino está um encanto.

    Isso é que foi uma aventura!!
    Bom ano de 2013, como desejo para mim. Beijo do coração

    Gena Resende

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...