10 May 2013

Informalizar o Serviço Bom :: Dressing Down Your Best China





No fim-de-semana passado demos um jantar cá em casa e tirei estas fotografias com o telemóvel enquanto estava a pôr a mesa. Já conversámos aqui sobre esta questão de ter ou não um "serviço bom" (esse post teve muitos comentários e eu gostei imenso de ler as vossas opiniões sobre o assunto). Quando chegou a altura de pôr a mesa, a escolha da toalha não estava a ser fácil. Não tenho assim tantas toalhas (quem me dera ter um esplêndido enxoval!) e aquelas que tenho ou são demasiado descontraídas (e mostram bem que têm sido muito usadas no dia-a-dia) ou são demasiado delicadas e formais para o tipo de jantar que íamos dar. Felizmente lembrei-me de que tinha esta toalha de linho, que comprei em Lisboa quando me casei, e que é a toalha perfeita para aquele meio-termo que a mãe apelida de "prático-bom": arranjadinha q.b. mas nem demasiado trabalhada (o que tornaria o jantar muito cerimonioso), nem demasiado simples (o que seria um bocadinho ridículo com estes pratos). Copos normais e uns molhos de alecrim do nosso jardim ajudaram a compor a mesa para o jantar.

These are just two snapshots I took with my phone while I was setting the table for a dinner party we gave last week. We have talked before about whether or not it makes sense to own expensive dinnerware that isn't intended for everyday use (this was such a popular post — I really enjoyed reading about your opinions on the matter). As I was setting the table, I was struggling with my choice of tablecloth. I don't own that very many tablecloths (even though I would love to have a splendid trousseau!) and the ones I have that aren't stained or worn out were a bit too lacey and formal for the dinner party we were giving, especially when paired with this delicate china. Fortunately I remembered I had this linen tablecloth I bought in Lisbon when we were first married. It is the perfect middle ground cloth — not too precious and not too casual — and it does a nice job at dressing down this china. Everyday glasses and minimal table decorations (those are sprigs of rosemary from the garden) helped to complete the look I was after.

(photos: © Constança Cabral)

8 comments:

  1. Ainda no fim de semana passado estive a namorar os serviços da Vista Alegre, os copos da Atlantis e os faqueiros maravilhosos. O meu marido viu e prometeu que um dia me ira comprar...
    Emigrámos há pouco tempo e felizmente já conseguimos pagar metade da nossa casa, com mais um pouco de esforço pagaremos na totalidade faremos obras e já poderei ter o meu exoval e os meus serviços. O seu é maravilhoso! Bjs

    ReplyDelete
  2. Ando a pensar fazer o mesmo com o meu serviço. Comprei uma toalha assim meio informal mas bonita para tirar a minha 'cozinha velha' do armário. :)
    Ficou bonito!!

    ReplyDelete
  3. A beleza está sempre na simplicidade... A mesa está perfeita♥

    ReplyDelete
  4. A mesa está linda, qualquer jantar sabe melhor se servido numa mesa posta com carinho.Costumo "informalizar" as minhas toalhas de linho bordadas colocando por baixo toalhas de papel em diferentes cores e os correspondentes guardanapos; uso os guardanapos de linho para as toalhas coloridas e mais informais;há uns anos comprei uns individuais cor de leite com (muito)café em "boutis" (penso que é assim que se escreve) e uns "chemins" vermelhos para usar uma daquelas toalhas brancas e só brancas sem graça nenhuma; agora quero comprar uma toalha de linho em cor (ainda não decidi qual)para usar uns individuais de linho e respectivas bases de copos que têm um bordado maravilhoso e que nunca usei.

    ReplyDelete
  5. A mesa está muito simples e, por isso, linda!!
    O meu serviço "especial" é da Casa Alegre, branco, recortado na borda a lembrar uma flor. No Natal, usei com uma toalha branca adamascada, com um marcador central, vermelho forte. E espalhados pela mesa, ramos de Cedrus e pinhas pequenas! Gosto particulatmente de misturar outras loiças na mesa como travessas, saladeiras, pratos pequenos,que tenho desgarradas e das quais gosto particularmente,algumas muito antigos e que eram das minhas avós, outras Bordalo Pinheiro, outras da Zara Home ou adquiridas numa feira de velharias. Para as bebidas, uso jarros ou decanteres, também eles diferentes, de faiança ou vidro. Gosto muito do teu serviço Goa.
    Uma mesa feita com carinho é sempre um perfeito cartão de visita para os nossos convidados!

    ReplyDelete
  6. Constança,
    ficou lindo...
    Você sempre atenta a tudo...
    admiro-as.

    abraços de MF

    ReplyDelete
  7. Adoro a mesa, os pratos ficam lindos com o resto da decoração!
    Não tenho o tal "serviço bom", apenas um (para 6 pessoas) que me foi oferecido pela minha tia, é o "mare" da spal (siza vieira) mas acho-o demasiado contemporâneo para a decoração lá de casa.
    Então agora quero iniciar uma colecção da Vista Alegre que vai iniciar no próximo sábado com a revista flash, é o "Jade", acho-o muito elegante e adoro aquele tom de verde. Apesar de saber que depois vou ficar condicionada com a côr da toalha, guardanapos, copos, etc... mas gosto mesmo dele e é uma boa oportunidade de adquirir um serviço bonito e a um preço mais acessivel.
    Beijinhos e tudo de bom para a Constança e família.
    márcia

    ReplyDelete
  8. Também costumo tentar informalizar o meu "serviço bom", que é o Cozinha Velha da Vista Alegre, sob pena de nunca o tirar do armário. Mas às vezes confesso que nem me lembro... De qualquer forma, a toalha boa sem ser demasiado formal é uma boa ideia...Se calhar é isso que me falta para usar mais vezes o meu "serviço bom".
    O que costumo fazer é misturar os pratos Cozinha Velha com outras coisas lisas (brancas), o que significa que, as terrinas, travessas, molheiras e afins continuam no armário. Costuma usar todas estas peças quando tentar informalizar o seu "serviço bom"?

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...