27 February 2014

Tomates de Jardim :: Garden Tomatoes





Apesar de a Nova Zelândia não ser um país quente como Portugal, é bem mais temperado do que o Reino Unido. Chove bastante, o vento é inacreditável, mas felizmente há muitos dias de sol (o sol mais forte que senti na minha vida). Chuva + sol + terra fértil = jardins com muita produtividade!

Há uns anos, quando ainda vivíamos em Inglaterra, escrevi uns posts que intitulei "a saga do tomateiro"... a verdade é tentar cultivar tomates num jardim inglês (sem estufa) é uma verdadeira saga. Aqui na Nova Zelândia basta plantá-los na terra e ir regando. Nem imagino como será em Portugal!

Mais uma vez verifico que vale a pena fazer experiências. Não é preciso ter uma horta a sério para comer fruta e vegetais homegrown — basta um canteiro ou até mesmo uns vasos. Experimentem!


Although New Zealand isn't as hot as Portugal, it's much warmer than the UK. It rains quite a lot and the wind is unbelievable but thank goodness there are many sunny days (never before had I felt such a strong sun). Rain + sun + fertile soil = very productive gardens!

Back in 2011, when we were still living in England, I wrote a series of posts that I entitled "the tomato plant saga"... attempting to grow tomatoes in an English garden (with no greenhouse) is a real saga. Here in NZ you just plant and water them. I can't imagine how it's like in Portugal!

Once again I realise that it pays to conduct your own little experiments. You don't need a proper kitchen garden in order to eat homegrown produce — one bed or a few pots will do the trick. Do give it a try!

(photos© Constança Cabral)

8 comments:

  1. Soube recentemente (já não sei onde nem porquê...) que o maior buraco do ozono é aí mesmo em cima de NZ - daí fazer todo o sentido dizeres que o sol é muito forte... Gostava muito de plantar tomateiros. O sabor dos tomates orgânicos - homegrown - é tão diferente dos que compramos nos hipermercados... Uma delícia! Quando é a época deles e me oferecem uns quilos gosto de fazer doce, com canela - é um dos meus preferidos.

    ReplyDelete
  2. Que belo jardim, maravilhoso, como tudo o que fazes e nos mostras. Um beijo grande e belas saladas com tomates colhidos na hora!!!!
    P.S. Adoro a forma como elogias e sentes saudades de Portugal, é tão raro ouvir isso de quem anda "por fora". Mais um beijo de admiração e carinho das 3 meninas cá de casa....

    ReplyDelete
  3. Que bela horta de jardim que tens! Já plantei tomates na varanda, mas como o espaço é pequeno só colhi 3. Os que tu colheste são maravilhosos e o sabor é completamente diferente.
    Agora ficamos a aguardar as receitas. :)

    ReplyDelete
  4. Lindos! Constança, diga-me, você comprou sementes e as semeou ou plantou as que tirou de tomates que consumiu? Já fez das duas maneiras? Obrigada...bjinho

    ReplyDelete
  5. Olá aqui de Lisboa onde não pára de chover. Sou amiga da Marta do blog "Do Guincho" e aí vi e comecei a espreitar o "Saídos da Concha" de que gosto muito. Pronto, era só para saber que há mais uma pessoa. Boas saladas de tomate!
    B.

    ReplyDelete
  6. Olá Constança, há bastante tempo que leio o seu blog mas nunca deixei um comentário... desta vez tinha de ser. Reparei que no canto da foto, ao lado dos tomateiros, tem um lindo maracujá. Adoro!

    ReplyDelete
  7. Engraçado sempre pensei que a NZ tivesse um clima muito quente, como presumo que seja o da Austrália. Quanto a Portugal quente só mesmo no Verão e este ano tem sido particularmente frio e chuvoso. De qualquer modo, o tomate por aqui é bastante fácil de cultivar, como não tenho jardim todos os anos planto num vaso algumas sementes só pelo prazer de ver crescer o tomateiro, só que os tomates nunca crescem muito e ficam sempre com um aspecto de tomate cereja.

    ReplyDelete
  8. Adoro plantar, mas raramente sou bem sucedida! Vivia em barcelona e consegui ter algumas ervas mas tomate e vegetais maiores nunca experimentei. Mudei-me recentemente para Londres e tenho um mini jardim. O que recomenda para este clima que bem conhece plantando agora?
    Algum site que possa consultar com informação preciosa?

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...