26 August 2010

Geleia de Camarinhas :: Corema Album Jelly




Quem já provou camarinhas ponha o dedo no ar! No pinhal de Leiria há zonas com imensos arbustos carregados destas bagas brancas e o meu pai falou-me em ter provado geleia de camarinhas quando era pequeno. Fui pesquisar receitas, tirei ideias dumas e doutras e fiz a geleia assim:

tantas bagas quantas conseguir apanhar
açúcar 
sumo de meio limão

Antes de mais, ponha um pequeno prato no congelador.

Comece por lavar muito bem as camarinhas. Ponha-as dentro duma panela, cubra-as com água e coza-as até que comecem a rebentar. Vá esmagando com um daqueles instrumentos para fazer puré de batata.

Passado um quarto de hora, forre um passador com pano cru (previamente fervido) - ou use um saco especial para coar geleias, ou um filtro de café em flanela. Deite lá para dentro o conteúdo da panela e pendure as pontas do pano num estendal interior, por exemplo. Por baixo coloque uma tijela grande. Espere umas horas.

Quando o líquido estiver todo coado, pese-o. Ponha-o noutra panela, acrescente açúcar (cerca de 2/3 do peso do sumo de camarinha) e sumo de limão. Em lume baixo, deixe dissolver completamente o açúcar (caso contrário, a geleia ficará cristalizada). Mal o açúcar tenha derretido totalmente, ponha o lume no máximo e deixe a mistura ferver. Passados 10 minutos, tire a panela do lume e deite um pouco de líquido no prato que estava no congelador. Volte a pô-lo no congelador e espere 1 minuto. Tire o prato para fora e empurre o líquido com o dedo. Se a superfície enrugar, a mistura já gelificou. Se continuar líquida, volte a pôr a panela ao lume e deixe ferver mais 5 minutos, e volte a fazer o teste do prato. Vá testando de 5 em 5 minutos até a mistura atingir o ponto certo.

Quando achar que a geleia está pronta, desligue o lume e deixe-a descansar 10 minutos. Depois deite-a em frascos esterilizados e muito quentes, e tape-os imediatamente. Certifique-se de que ficaram bem fechados e ferva-os (completamente imersos em água) durante 10 minutos. Deixe-os arrefecer em cima dum pano durante várias horas. 

Coma a geleia com torradas ou carne assada.

There's a special costal species growing on the dunes and pine forests of the Iberian Peninsula western coast: an evergreen shrub full of white, edible berries called corema album (I can't find the English common name... is it crawberry?). My father told me that he first tasted the jelly made with these berries when he was a teenager and he was surprised to find that although the berries were white (they look just like pearls), the jelly was pink. I did a quick search online and came up with a recipe for this jelly, which I made today. It can be eaten on toast or to accompany meat dishes. 

(images: Constança Cabral)

20 comments:

  1. Não conhecia este fruto!
    A geleia deve ser optima, mas pela descrição dá um trabalhão lol
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Camarinhas :) Apanhava mãos cheiras a chegar a S. Pedro e comia quase sem lavar! Mesmo com nevoeiro, com frio de manhã, com a bandeira vermelha... não há melhores pipocas no mundo do que as da praça, não há melhor parque de campismo do que o Orbitur e não há melhor piscina do que as de lá :) Grandes recordações, sempre :)

    ReplyDelete
  3. Eu já!
    Quando cá me perguntam que berries é que temos falo sempre das amoras e das camarinhas! Há muitos portugueses que também não conhecem, vou sempre ao google mostrar umas imagens :)

    ReplyDelete
  4. Em Aveiro, na mata de São Jacinto, também há. Confesso que há muitos anos que não "adentro" na mata, mas é muito engraçado, apesar de estarem a desaparecer, são únicas. E é verdade "prái" 50% dos portugueses não conhece este fruto (a 1ª vez que falei deste fruto ao meu marido ele pensou que era uma especíe de gambuzinos :D ;D).
    bjs

    ReplyDelete
  5. Conchita, não perdes mesmo tempo! E acredito que para ti não tenha sido um trabalhão pois quando se faz com aquela vontade epidermica, nem se sente, não é?

    ReplyDelete
  6. Curioso, eu também não conhecia camarinhas até uma escapadinha que fiz há 2 anos a Coimbra e as vi à venda numa florista! Tirei um foto só para gozar com os amigos, dizer que já havia Zézé Camarinha em flor... tipicamente português ;) LOL!
    Mas desconhecia como fruto.
    Vou estar atenta!

    ReplyDelete
  7. ai camarinhas. Faz muitos anos que não como são tãoooooooooo boas. Adoro, adoro

    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. A geleia tem um aspecto lindo.
    Nunca tinha ouvido falar em camarinhas, mesmo que qs visse na certa não as comeria porque em pequena comi umas bagas vermelhas e foi um desastre.
    Fico a saber e seráum passeio a dar.
    Já agora não há nenhum arbusto parecido que eu possa confundir ?
    Obrigada

    ReplyDelete
  9. Este ano pareceu-me haver menos camarinhas. Pode ser cíclico, espero que seja. Maravilhoso o aspecto da geleia, mas parece dar imenso trabalho. A minha sogra também faz, vou comparar receitas. :) Que força de vontade, parabéns!

    ReplyDelete
  10. Eu como as minhas na Costa Vicentina :o)
    Não fazia ideia que se fazia geleia de tal baga

    ReplyDelete
  11. Ora, aqui estou eu de dedo no ar.
    A geleia tem um aspecto maravilhoso mas outra coisa não seria de esperar.
    Cláudia

    ReplyDelete
  12. Ai, ai, a prova do crime! As camarinhas estão em perigo e não devem ser apanhadas. Não que eu não coma uma ou outra de vez em quando, mas daí a fazer geleia...
    :-)

    ReplyDelete
  13. a camarimha nasce em setembro e acaba por desaparecer em novembro so estao em perigo de desaparecer se houver algum incendio.

    ReplyDelete
  14. :) Agora tive um retorno à minha infância. Costumávamos fazer muitos piqueniques em família no pinhal e a meio da tarde íamos sempre apanhar pinhas e camarinhas. Não sabia que era possível fazer geleia. Tenho de experimentar, fiquei curiosa relativamente ao sabor da dita geleia.

    ReplyDelete
  15. Isto sabe-me a casa. As camarinhas no meu Pinhal de Leiria, da minha praia de São Pedro.
    Sim, Juanna, não há melhores pipocas :)

    Daqui a umas horas já lá estarei para mais um fim-de-semana em família.

    ReplyDelete
  16. Comi tantas quando era criança e que morava no pinhal do Sitio da Nazaré...aonde cresci até à idade dos 13 anos!
    Thanks for sharing!

    ***
    Hugs from France****

    ReplyDelete
  17. I've never tasted the jelly!
    Looks delicious! Yummy!

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...