13 October 2010

Semana da Lã :: Wool Week


Uma das imagens que tenho de ir às compras com a minha avó é vê-la ler as etiquetas das peças de roupa para se certificar de que são feitas de fibras naturais (algodão, linho, lã e por aí fora). Quando era mais nova costumava rir-me desse hábito, mas hoje em dia dou por mim a fazer precisamente o mesmo. Então desde que vim viver para um país frio e especialmente para uma casa gelada, só quero usar camisolas de pura lã: não só aquecem muito mais, como  se mantêm com bom aspecto durante anos. E não custam necessariamente mais do que as feitas de acrílico: tenho camisolas 100% lã de lojas normalíssimas e até de lojas de caridade.

Esta é a Semana da Lã no Reino Unido. A iniciativa é do Príncipe de Gales, conhecido ambientalista e acérrimo apoiante da agricultura britânica. A lã é um recurso sustentável e de alta qualidade - sempre que possível, escolham comprar lã!

Whenever I go shopping with my grandmother I watch her carefully reading the clothes' labels in order to check if they're made of natural fibers (cotton, linen, wool, etc). When I was younger I used to laugh at this habit of hers but now I see myself doing exactly the same. Especially since I moved to a cold country and started living in a freezing house, I only want to wear pure wool knitwear: not only are they much more effective at keeping me warm, they also look good for years. And they don't necessarily cost more than acrylic ones: I've got 100% wool jumpers and cardigans bought from high street stores and charity shops. 

This week is Wool Week in the UK. The idea came from the Prince of Wales, a well-known environmentalist and great supporter of British farmers. Wool is a sustainable, high quality resource - whenever possible, do choose wool! 

(image: Tiago Cabral)

13 comments:

  1. Neuza Pederneira Félix13 October 2010 at 09:47:00 GMT+13

    Oh, que foto tão fofa.
    Realmente as camisolas de pura lã, mantém-se lindas durantes anos.
    É interessante ter a semana da lã, creio que em Portugal não há nenhuma iniciativa desse género.
    Bj

    ReplyDelete
  2. Constança, acho interessante haver dias espcíficos para determinados produtos.

    ReplyDelete
  3. Muito interessante esta iniciativa. Adoraria ter uma camisola de pura lã mas na minha terra acho que eu morreria de calor... que pena!

    ReplyDelete
  4. Tão giro haver uma semana da lã!

    Eu concordo totalmente contigo em relação às vantagens da lã em relação ao acrílico, aliás esse é um dos meus cavalos de batalha no meu círculo de tricotadeiras. Quando ouço "a lã pica e não pode ser lavada à máquina" e afins fico verde! :D

    ReplyDelete
  5. que foto lindaaaa!! E deve ser tão fofinha! Aqui em Portugal Só encontro animais de pasto quando visito a minha avó no Alentejo! E como é (deve ser) bom estar no campo!

    ReplyDelete
  6. Por acaso também tenho esse habito :) Também porque o corpo aceita muito melhor a lã natural! O reino unido 'e um espanto neste tipo de iniciativas!

    ReplyDelete
  7. e o Saville Row Field Day da passada 2ªfeira, que está incluído na Semana da Lã?
    Acho que fiquei mesmo deprimida por não me ter apercebido disto com antecedência para estar em Londres nesse dia. :(

    http://www.savilerowbespoke.com/fieldday/

    ReplyDelete
  8. primeiramente, teu blog é muito agradável, lindas fotos e paisagens, tu és uma rapariga muito gira e simpática e de bom gosto! residi em Lisboa e Coimbra nos anos de 77/78, então podes saber que ñ sou tão jovem quanto tu, mas me considero jovem! sou brasileira e já viajei bastante e residi nos EUA por alguns anos; a Inglaterra me encanta e muito mais ainda suas lãs! tu saberias me dizer onde posso adquirir a lã em seu estado mais natural, lã cardada e não cardada? por preços razoáveis? apreciaria muito tua ajuda!
    Ilona

    ReplyDelete
  9. esqueci de mencionar meu blog, venha visitar-me! e corrigindo ... quanto tu.. leia-se quanto ti

    www.kiszica.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. Que coisa mais fofa! Como amo ovelhas.
    Infelizmente não posso usar nada de lã natural, nem sintética, morando numa cidade de 38°C de média anual.
    Mas este hábito de ler etiquetas à procura da composição do tecido, com certeza tenho, algodão é primordial por aqui.Pelo menos posso ter minha coleção de ovelhas.A coleção é maior, o álbum, desatualizado.
    http://www.flickr.com/photos/lan_succi/sets/72157617922307046/
    bjinho

    ReplyDelete
  11. Adorei a idéia de ter a semana da lã, uma vez que a lã natural é tão mais quentinha e totalmente dentro da linha do ecologicamente correto, pois sua fonte é renovavel....Além da ovelha ser um animal tão dócil e bonito, aqui no Brasil temos os alcochodados de lã, ficam quentes e muito eficientes.
    Grande abraço

    ReplyDelete
  12. Eu tenho a maneia de ver as etiquetas mas é para ver onde as peças são feitas, e é com enorme contentamento que vejo grandes marcas internacionais com etiquetas a dizer "Made in Portugal". Um orgulho mesmo **

    Carolina

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...