08 July 2011

Bonne Maman




É interessante estudar marcas que sabem bem quem são e que projectam uma imagem forte e imediatamente reconhecível. Hoje deparei-me com alguns anúncios da marca francesa Bonne Maman num dos meus dossiers de inspiração. Antes de ter começado a fazer as minhas próprias conservas, comprava doces Bonne Maman e, no momento em que retirava o frasco da prateleira do supermercado, várias vezes me perguntei a razão pela qual escolhia esta marca em detrimento de outras. As compotas em si são boas, mas há outras marcas que fazem excelentes doces. A razão pela qual comprava sempre Bonne Maman prendia-se com os frascos de vidro facetado e as tampas aos quadrados. Eu sabia que teria gosto em reutilizar estes frascos vezes sem conta, fosse para guardar fermento, paus de canela ou  botões. Essa mesma estética intemporal e campestre dos frascos é bem evidente nestas três imagens publicitárias: as crianças remetem-nos para a nossa própria infância, despreocupada e livre, os quadrados encarnados e brancos (ou azuis e brancos) aparecem a forrar o armário da primeira fotografia e como panos da loiça no cesto da fruta ou pendurados no fogão. As cores são tipicamente francesas (sempre estes amarelos e azuis acinzentados), os móveis são honestos e quase que sentimos o cheiro a bolos na cozinha. Não, este post não foi patrocinado pela Bonne Maman! Apeteceu-me apenas reflectir um pouco sobre o que torna uma marca apetecível e reconhecível — nesta era de empreendorismo e micro-empresas, temos todos muito a aprender com quem claramente sabe o que está a fazer.

It's interesting to study brands that know who they are and that project a strong image that's immediately recognisable. Today I came across some Bonne Maman ads in one of my inspiration files. Before I started making my own preserves I would buy Bonne Maman jams and many times, when facing the supermarket shelf, I would ask myself why I chose this particular brand in detriment of others. I mean, the jam is good but there are plenty of other companies that make excellent jam. The reason why I always went for Bonne Maman was because of the facetted glass and the gingham lids. I knew it would give me pleasure to reuse the jars over and over again to store baking powder, cinnamon sticks or buttons. That same timeless, country style look is evident in these three ads: the children take us back to our own childhood, so careless and full of freedom, the gingham pattern is used inside the kitchen cupboard and in tea towels (lining the fruit basket or hanging on the cooker). The colours are tipically French (always those yellows and greyish blues), the furniture is unpretentious and you can almost smell cakes baking in the oven. No, this post isn't sponsored by Bonne Maman! I just wanted to pause for a minute and think of what makes a brand desirable and recognisable — in this era of entrepreneurship and micro-businesses, I think we can all learn from the companies that clearly know what they're doing.


(photos: Bonne Maman ads)

23 comments:

  1. Aowun que vontade que deu!
    Seu texto nos remete a tardes de bolo saíndo do forno, com chá.

    Beijos

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  2. Concha achei este post muitíssimo interessante. E acho que seria muito interessante para a marca lê-lo. É muito importante que sintam este reconhecimento e feedback por parte do consumidor para que nunca abandonem os frascos em detrimento de outros economicamente mais viáveis, e também para que vejam a notoriedade da marca. Beijinhos, Vanessa

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  3. Concha,PARABÉNS!!! Há posts que valem mais do que verdadeiras campanhas publicitárias! Este é um deles, dá-nos confiança num produto pela transmissão de emoções!! Palavra que dá vontade de ir ás compras!!

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  4. Bem verdade.
    Ainda eu nem conhecia a marca em Portugal, (eu não costumava ir às compras ao supermercado nessa altura), e a primeira vez que fui a Paris, vi um frasco na prateleira de uma mini-mercearia, foi amor à primeira vista! Trouxe logo vários... a partir daí fiquei fã! No hotel onde eu estive dssa vez, também servia esses frasquinhos ao pequeno almoço.
    Os que eu esvaziei, também estão agora na minha cozinha da actual casa.
    Adoro muito estas publicidades e o fogão Lacanche que está na 3ª foto.
    Grande post!!!

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  5. I agree with you! I'm French and these so nice pictures recall me my grandmother's home...And I use the jars for many kinds of stuff too...Thanks for your post!

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  6. Olá Constança:

    Tem toda a razão: o marketing da marca é impecável e os frascos são irresistíveis. Além do aspecto estético, o facto de terem o gargalo largo torna-os excelentes para guardar pequenos objectos de cozinha ou escritório, especiarias ou mesmo outros doces caseiros. Tenho imensos!
    Mas não acho que seja só o marketing, porque os doces (em especial as geleias, de que sou fã) são muitíssimo bons!

    Um beijinho de Leça, onde o verão anda muito 'british' (i.e. frio, cinzento e ventoso...!),
    Marta

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  7. As panelas de latão, o leite num frasco de vidro... sme dúvida que cada elemento na fotografia tem um papel a cumprir que tem de ser transmitido ao usuario.

    Eu também costumo comprar compotas Bonne Maman (junto com umas de frasco alongado cujo rótulo também é muito tradicional) e sem dúvida que é pelo pacote inteiro conteudo+imagem que mais que confiança, remete para as bases sólidas do antigamente.

    Beijinho!

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  8. Cá em casa também há destes frascos e muita compota já se comeu deles... estas cozinhas e estes cenários remetem-me também para a minha infãncia...para a cozinha grande da avó, os gatos deitados ao sol no jardim, a mesa de madeira que tinha sempre alguma coisa a fazer-se em cima, ora um bolo, ora uma bôla, enfim.... só coisas boas de tempos que já lá vão...

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  9. I think the lids were a stroke of genius. I reuse them to the exclusion of all others. Did you know there are green and brown gingham lids too?

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  10. O que mais me encanta em seu blog , Constança, não são propriamente as imagens que mostra, mas o olhar inteligente e atento que esta por detrás de todas imagens que posta e o que escreve.Com o pé em uma estrutura tradicional , tens o olhar atento de uma típica representante dos tempos modernos.E viva a inteligência, que complementa a beleza!!!

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  11. I know just what you mean. The jar lids were an inspired choice. I wonder how long they have been using these for. This company knows its market audience well, and actually, their products are good too. Bonne maman is not available in my country and after years in North America, I miss those jars.

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  12. Obrigada Concha por este poste, estes frascos remetem-me para a minha infância em Lille, cheiram a pequeno-almoço, a lanche e a roubo sorrateiro entre refeições. Já em Portugal comecei a comprá-los mal os vi nas prateleiras dos supermercados. Embora faça as minhas compotas há sempre espaço para mais umas.
    Gosto de ter os frasquinhos pequenos na despensa, (regra geral 5 de compotas diferentes) para a eventualidade de um de chá de surpresa, com uns sconnes safo-me sempre e faço boa figura.
    Cá em casa os frascos servem para guardar botões, parafusos, paus de canela,os pequenos para o diluente dos pincéis de porcelana… e finalmente para as compotas caseiras.

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  13. E os móveis de madeira sólida, mas de linhas simples. Sólido, imutável, estável, tradicional, mas simultaneamente sem ser antiquado, apenas clássico e reconfortante.

    Em termos dos doces propriamente ditos há outra marca que também gosto muito, por acaso também francesa e de design clássico (mas com frascos menos versáteis ;P), que é a St. Dalfour.

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  14. Such a lovely, light-filled life they conjure!

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  15. I also buy their jams not only because of their wonderful taste and whole piece of fruit in them, but also to reuse the jars!

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  16. Very interesting that you pointed this subject out. I agree completely! And the truth is that when I've found these beautiful adds in magazines I couldn't help staring at them for minutes, as if they were "content"...

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  17. I live near Boise, Idaho in the U.S.A. I have been following your blog for some time as I love to sew, decorate and have dreams of living in a cottage in England someday. I had never heard of Bonne Maman products though I have always admired the jars you've displayed in many of your photos. The advertising images were wonderful to see yesterday as I did some catching up on your blog. You can imagine my surprise today as I visited a local "second-hand" shop and there one sat amongst the usual Mason jars I usually find. It was the lid that caught my eye and when I saw the name imprinted in the glass I could not believe what I was seeing. The timing was amazing! It was such a fun little moment and I only had to pay .29 cents for it! Thank you for your lovely blog and introducing to to Bonne Maman!

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  18. Também eu me revejo neste post...esta é a França que me apaixona desde o tempo em que a minha mãe comprava uma revista da qual eu já nem me lembro bem do nome...acho que era Modes&Travaux.
    Cláudia

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  19. É por isso que eu digo que nasci na década errada.
    :)

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  20. A minha aventura com esses doces franceses, foi ter viajado no inicio dos anos 90 até França e vir toda contente com as compotas originais e distribui-las pela familia e amigos como uma preciosidade rara e típica francesa. E depois as encontrar aos montes no Pão de Acuçar (que agora se chama Jumbo ) ... Adorei as fotos de Portugal, especialmente a do cafézinho na Praia, o meu fica situado na Fonte da Telha na margem sul, e não tem preço estar lá com um bom livro e um café numa manhã fresca de Verão. Ana Miller

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  21. Quando vi os frascos de doce "Bonne Maman", estava a estudar em Paris, lá pelos anos 70...e apesar do dinheiro não ser muito, comprei dois: pelo doce e pelos frascos! E sorri, quando vi que também guardava neles botões! PAra além dos botões, guardei conchas (!!!), rendas,fitas, berlindes...Continuo com eles bem perto de mim e à vista!Devo dizer que quando regressei a Portugal, "eles" também vieram!
    Um beijo
    Margarida

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