05 October 2011

Tingir com Chá :: Dyeing with Tea Bags





Estou a fazer umas bonecas para oferecer e precisava de flanela cor-de-pele para os corpos. No entanto, cá em casa só tenho flanela branca... metros e metros dela. Lembrei-me então de que poderia experimentar tingi-la com chá — e visto que a experiência resultou, partilho-a aqui convosco. O processo é bastante intuitivo: deitar dois ou três sacos de chá para dentro de uma taça grande, despejar bastante água a ferver, submergir o tecido durante uns minutos e ir mexendo com uma colher de pau (para que a cor fique bem distribuída), passar debaixo da torneira até que a água saia limpa, estender, passar a ferro. A diferença de cor é subtil, mas perfeita para o efeito desejado.

(aqui está a boneca pronta)


I'm making some dolls as gifts and I suddenly needed skin-toned flannel to make the bodies. However, the only flannel I've got here at home is white... and there's metres and metres of it. So I thought I might try dyeing it with tea bags — and since the whole experience worked out fine, I'm going to share it with you. The process is quite intuitive: toss two or three tea bags into a large bowl, pour boiling water on them, submerge the fabric for a few minutes and stir it with a wooden spoon (so that the colour is well distributed), rinse it under the tap until the water runs clear, hang it out to dry, iron it. The difference in colour is subtle but perfect for the purpose in mind.

(you can see the finished doll here)

(photos: Constança Cabral)

17 comments:

  1. Brilliant - just brilliant!

    Michelle

    ReplyDelete
  2. Quero ver essas bonecas! É uma ótima ideia para o Natal!

    Beijos e boas costuras.

    Sandra Serra

    ReplyDelete
  3. Pode-se tingir tecidos com muitas plantas, até com a casca da cebola!Temos a natureza à mãe e às vezes não a aproveitamos! Bom trabalho

    ReplyDelete
  4. That's a fantastic idea you had!!. I'm looking forward to seeing the finish doll.

    ReplyDelete
  5. Olá Constança,
    Uso sempre esta técnica e deixo aqui uma dica: se desejar que o tecido fique com a aparência de bem antigo, manchado, depois de tingi-lo ponha para secar no forno em baixa temperatura e mexendo para não queimar.
    Bjos, Tia Norma, jeitosimplesdeser

    ReplyDelete
  6. Isso é muito antigo e legal. Já colori lingerie branca, ficou show.

    ReplyDelete
  7. Olá, Concha!

    Já tinha ouvido falar, mas não tinha lido nenhum "passo-a-passo". Gostei da sua explicação e das fotos.
    Ficou bem na cor de pele mesmo, né?
    Tenho feltro branco aqui e vou tentar fazer.

    Um grande beijo e obrigada.
    PS: viu o e-mail que lhe enviei respondendo ao seu?

    ReplyDelete
  8. Hola Constança!!
    Sigo tu blog desde hace tiempo...sólo decirte que me encanta cada cosa que publicas y que es un placer visitarte.

    Enhorabuena por tu fotografía,es impecable!!

    Obrigada!

    Martina.

    ReplyDelete
  9. creo que esta idea me la copio seguro. gracias

    ReplyDelete
  10. Que ideia brilhante. Obrigado pela partilha.

    ReplyDelete
  11. A minha Mãe, que era uma costureira de mão cheia, usava muitas vezes esta técnica para tingir tecido para vestidos de noiva que fazia... ficavam com um brilho muito especial!

    ReplyDelete
  12. Quando vi o titulo pensei que tivesse tingido a porcelana (podia ficar interessante. Mas quando vi os tecidos fui levada num sufoco de volta à minha infância, onde se experimentavam coisas à moda antiga!!! Que saudade!!!
    Fico ansiosa à esperadas bonecas!!! Com essas mãos de fada....

    ReplyDelete
  13. Antes de mais, parabéns pelo seu "estado de graça".
    Quanto à técnica de tingir com chá é me muito familiar porque era assim que a minha mãe e avós tingiam o linho mais "fino", ou seja aquele que mais branco estava (era linho de familia, cultivado, colhido e tratado). O tom era dado pelo tipo de chá: o chá preto para os mais castanhos, o de cidreira para tons mais rosados, etc. Penso que não estou a falhar nesta informação porque já não tenho nenhuma delas para tirar dúvidas. Espero que continue a desenvolver bom projectos.

    ReplyDelete
  14. Querida, compartilho minha experiencia com o tingimento com chá.

    Se voce precisar lavar o tecido depois ele ficará todo manchado. Eu faço bonecas e experimentei tingir o tecido para chegar a um bom tom de pele.

    Meses depois quando a boneca estava bem suja, lavei e todas as bonecas ficaram com manchas que nenhum produto conseguiu tirar.

    Funciona se o tecido nao precisar ser lavado depois, for uma boneca de enfeite, se for para brincar , voce terá surpresas desagradáveis.

    Beijos

    ReplyDelete
  15. Tão simples!
    Vou guardar as ideias e os coméntários ... um dia destes experimento.

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...