22 October 2012

Protecção para Cama de Grades :: Cot Bumper







Andei meses a adiar fazer uma protecção para a cama de grades do Rodrigo (haverá talvez um nome mais específico em português para isto?). Não é mais do que um rectângulo muito comprido de tecido almofadado, não especialmente difícil de executar mas extremamente aborrecido (quase tão aborrecido como fazer cortinados). Adiei, fui adiando, o Rodrigo ia ficando com os pés presos nas grades... até que um dia ocorreu-me que o ideal seria aproveitar umas fronhas de travesseiro (sabem, aquelas almofadas muito compridas que eram muito usadas antigamente nas camas) — não só têm as dimensões perfeitas para isto, como estão há anos a encher armários... já sabem que sou muito adepta de dar uso a tudo o que está em bom estado, mesmo que para isso seja preciso modificar-lhe a função original. 

(agora um pequeno aparte: sei que existe muito boa gente que ainda dorme com travesseiros, mas a verdade é que em casa da minha avó havia 17 fronhas arrumadas há várias décadas nas gavetas do armário da roupa branca... a última vez que me lembro de ter visto — e dormido — com um travesseiro foi na cama da minha tia-bisavó)

Escolhi as fronhas mais simples para esta protecção de cama — as bordadas e as de linho ficaram guardadas para projectos futuros. Achei que teria alguma graça conservar os botões, mas só o fiz do lado de fora da dita protecção. Usei enchimento de algodão entre duas camadas de fronha, acolchoei à máquina e acabei por debruar tudo com uma fita de viés às riscas azuis e brancas que tinha cá em casa. A intenção original era debruar a branco mas não encontrei fita suficiente dessa cor, e sinceramente, não tive energia para fazer 8 ou 9 metros de fita à mão. Também tinha pensado utilizar os atilhos das fronhas (nem todas fechavam com botões) mas, mais uma vez, não os tinha em número suficiente, por isso usei uma fita branca de algodão.

A cama ficou com um ar muito mais confortável e o Rodrigo acha muita graça a mexer nos atilhos e puxar tudo para baixo.


I knew I had to make a bumper for Rodrigo's cot but for some reason I kept putting it off. It's just a very long, quilted rectangle of fabric, fairly simple to make but oh so boring... almost as boring as sewing curtains. Until one day I had an idea: wouldn't it be great to use some of those old long pillowcases to make a cot bumper? You know those long pillows that beds used to have in the olden days? One long pillow for two people? One long pillow and then some regular pillows on top? Those long pillows are now rarely used but the pillowcases still exist. In fact, a quick rummage through my granny's linen closet revealed no less than 17 of them.

I picked the plainest pillowcases for this bumper and saved the linen, embroidered ones for future projects. I thought it would be fun to keep the buttons but only on the outside (we don't want to  find Rodrigo eating buttons). I used cotton wadding in between the two layers of pillowcase and bound everything with a blue and white striped bias tape (I had planned a white binding but didn't have enough of it and couldn't find the energy to make 8 or 9 metres by hand). 

The cot now looks much more comfortable and Rodrigo enjoys playing with the ties and pulling everything down.

(photos: Constança Cabral)

15 comments:

  1. E ficou óptimo Concha! Grande ideia e muito facilitadora de trabalho que acredito seja mesmo monótono.

    O Rodrigo está tão querido que só apetece dar beijos.

    Beijinho!

    ReplyDelete
  2. Ficou muito bonito.
    Aqui no Brasil chamamos de Protetor de berço.
    bejinhos

    ReplyDelete
  3. Excelente ideia.
    Mas mesmo estando do lado de fora nao sei se os botões serão seguros. Os bebes sao capazes das coisas mais incríveis .... :)

    ReplyDelete
  4. Protetor de berço é algo muito usual aqui no Brasil. Não entendi o que você disse sobre travesseiros. Vocês não usam? ou se refere àqueles travesseiros grandes para abraçar enquanto se dorme de lado, com o objetivo de manter o corpo mais alinhado e confortável?
    Só o fato de todo o protetor do Rodrigo ser de algodão e feito pela mãe carinhosa e prendada que tem, ficou lindo demais. Parabéns.

    ReplyDelete
  5. lansucci,

    Em Portugal, travesseiro é uma almofada muito comprida e estreita. Os travesseiros eram muito usados antigamente; hoje em dia quase toda a gente dorme com almofadas que medem aproximadamente 50 x 70 cm.

    ReplyDelete
  6. Constança,
    que lindo menino está a sair o seu filho...
    e parece muito interessado no protetor....

    abraços de MF

    ReplyDelete
  7. Ficou muito giro :)

    http://at-home-ideas.blogspot.pt

    ReplyDelete
  8. Ficou bem giro! Eu também fiz um para a cama dos meus filhos. Fiz liso mas apliquei uns comboios que recortei em tecido e que foram protagonistas de algumas histórias para adormecer...os miúdos ainda se lembram disso! O Rodrigo está tão engraçado!!

    ReplyDelete
  9. Lindo o protetor de berço, Concha. Também demorei a usar, pois sempre nos diziam que os bebês muito novos poderiam sufocar.
    O Rodrigo está cada dia mais lindo, e mais parecido com vc.
    Beijos,
    Helena

    ReplyDelete
  10. Pois aquí na Galiza, en Espanha, todos os jogos de sabas que se mercan nas lojas traen aínda esas almofadas longas para compartir entre dous. os ñunicos sitios onde vin as individuais son no IKEA :)
    Ficou moito giro

    ReplyDelete
  11. Good idea!
    Can you tell me where your cot is from and if you're happy with it? I have a little one on the way and am in full cot research mode :)

    ReplyDelete
  12. Yummy Lavender,

    The cot is from IKEA and we love it. It's sturdy, inexpensive and with very clean lines. And there are two positions for the mattress. I highly recommend it it!

    ReplyDelete
  13. Também tive na cama da Maria até ao dia em que ela usava o protetor de grades como degrau e um dia não coube em mim de susto!
    Este ficou muito bonito e sempre com um significado muito especial :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Thanks for your comment, it's much appreciated.

    ReplyDelete
  15. Olá Concha.
    Foi um trabalho excelente de reaproveitamento e ficou muito bonito.
    Como o berço da minha filha apenas tem grades nas duas laterais, os topos são de madeira, estou a forrar madeira com esponja e tecido por cima, para tornar a cama mais quente (sem correntes de ar, para que ela não enfie as pernocas e bracinhos gordos entre as ripas e também para aliviar as cabeçadas :)
    Eu tenho algum receio deste tipo de protector em tecido, até o pediatra me avisou, que o protector pode servir de degrau...

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...