04 April 2013

Macieiras :: Apple Trees





No fim-de-semana passado fomos passear até Hawke's Bay, uma zona de produção de fruta e de vinho. Estamos em plena época da colheita da maçã e a certa altura pedi ao Tiago para parar o carro e tirar umas fotografias. Nunca tinha visto macieiras assim, com maçãs até ao chão — a macieira em frente de nossa casa em Inglaterra tinha uma copa alta e larga (podem revê-la aqui). 

Não é bonito ver uma árvore carregada de fruta?

(estas fotografias são dedicadas à Vivi, que apesar de comer religiosamente uma maçã por dia, nunca viu uma macieira!)


Last weekend we went to Hawke's Bay, a region known for its wine and fruit production. We are in the midst of apple harvest time and at a certain point I asked Tiago to pull over and take some pictures. I had never seen apple trees like these, long and thin and with fruit almost touching the ground — the apple tree that was in front of our house in England had a tall, wide crown (you can see it here).

Isn't it beautiful when a tree is completely laden with fruit?

(these photos are dedicated to Vivi, who eats an apple a day but has never seen an apple tree!)

(photos: Tiago Cabral)

16 comments:

  1. Que lindo isso. E deve ser muito perfumado este lugar. Eu também nunca vi uma macieira. Que privilégio. Me fez lembrar daquele bolo de maçã e canela maravilhoso que aprendi contigo. Bjinho.

    ReplyDelete
  2. So gorgeous... I would like to be there..

    ReplyDelete
  3. Essas macieiras são realmente espectaculares, de tanta fruta que têm! Provavelmente são de uma variedade própria daí.

    ReplyDelete
  4. Paisagem maravilhosa!!!!
    Já vi muitas macieiras mas nenhuma como estas! :)

    Beijinho

    ReplyDelete
  5. Na Nova Zelãndia comi as maçãs mais deliciosas de sempre.
    Aproveite!

    ReplyDelete
  6. A forma da árvore depende dos cortes que lhe sejam dados. Se não cortarem os ramos junto ao chão há de certeza mais fruta, mas alguém estipulou que as árvores teriam de ter copas altas onde é mais difícil chegar para apanhar a fruta mas que deixa espaço no solo para cultivar outros alimentos caso o espaço seja pequeno. Adorei as caixas!

    ReplyDelete
  7. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  8. Ai que surpresa linda! Amei!

    Obrigada, Conchita! Não passo um dia sem comer maçã e agora posso dizer que elas não são fabricadas no supermercado!

    Beijos! Love, love, love!

    ReplyDelete
  9. Eu que cresci no meio de macieiras e muitas outras árvores de fruto, ou não, (graças a uma infância muito feliz vivida no meu querido alentejo) também nunca vi macieiras como estas. As "minhas" são muito mais parecidas com a que tinham em Inglaterra.
    Mas não tendo em sido dotada de uma grande altura física, devo dizer que este formato me agrada bastante eheh :)

    ReplyDelete
  10. I agree! Our apple trees in Tennessee don't look like that. And your photos are always wonderful.

    ReplyDelete
  11. Nunca tinha visto macieiras assim...são lindas!!

    ReplyDelete
  12. Cara Concha,

    A forma das árvores de fruto, sobretudo quando produzidas em larga escala por agricultores profissionais, depende essencialmente do tipo de poda que lhes é "imposto".
    Hoje em dia as pomóideas (família a que pertencem as macieiras, pereiras, marmeleiros,...) são conduzidas na forma de eixo revestido (que me parece ser o caso da foto), por forma a aumentar as produtividades por hectare, facilitar as podas (certos sistemas antigos obrigavam a podas muito severas e dispendiosas) e potenciar ao máximo a vida útil produtiva das árvores.
    Ainda que não tenha visto a foto da sua macieira back in England, pela sua descrição parece-me que estaria conduzida em vaso, um tipo de poda livre, em que a planta se expande com uma grande copa, mas que diminui as produtividades por hectare (pois reduz a quantidade de árvores plantadas) e dificulta não só as podas como a própria colheita (devido à altura).

    Espero ter contribuído para que, da próxima vez que olhar para um pomar desse tipo já perceba um pouco mais do que se lá passa...os sistemas agrícolas são muito ricos e apaixonantes! E hoje em dia muito profissionais e técnicos.

    Não obstante, é de facto uma linda paisagem de se ver e impressiona a produtividade unitária de cada planta!!! O Novo Mundo é de facto muito interessante...

    Óptimas fotos e parece que o passeio tb foi..

    Beijinhos e continuação de bons passeios.

    Susana Fonseca

    ReplyDelete
  13. Nunca vi uma macieira... Que bonito e perfumado deve ser este local! e adorei aprender um pouco sobre estas árvores nos comentários... que legal!
    Um abraço!

    Egléa

    ReplyDelete
  14. Que lindo!
    Obrigada por partilhar! Sigo seu blog há algum tempo e fico encantada com suas publicações e a qualidade das fotos. Parabéns!

    ReplyDelete
  15. That's a LOT of apples! You can almost smell them when you look at the picture.

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...