18 August 2013

WIPs










Estes últimos dias têm sido atípicos — entre tremores de terra e uma virose que se apoderou do corpo do Rodrigo e que teima em querer ficar por lá, o meu surto de produtividade sofreu um abanão. Mas, graças ao Instagram, posso mostrar-vos uns vislumbres daquilo que têm sido os meus dias (as partes mais desinteressantes e difíceis não são para aqui chamadas):

- pijamas: ando a fazer pijamas de Verão para o meu rapazinho. Já sabem do meu horror a tecidos muito grossos no Verão... tenho aproveitado as camisas mais leves que o Tiago já não usa para cortar calções. As partes de cima estão a ser feitas com cambraia branca e restos dos tecidos das camisas. Quando estiverem acabados hei-de escrever um post sobre o assunto;

- fatos-de-banho: aproveitei uns calções antigos do Tiago para fazer um fato-de-banho para o Rodrigo (notam aqui um padrão? é verdade, farto-me de guardar roupa antiga para aproveitar um dia mais tarde). Estou a fazer mais alguns mas estes de algodão normal, porque já não tenho mais calções antigos para usar. Mas já sei que há uns quantos pares à minha espera em Lisboa!

- coser: não costumo deixar o Rodrigo à solta no escritório por causa dos alfinetes, agulhas e outros perigos do género. Mas ele está tão farto de estar enfiado em casa que deixei-o satisfazer a curiosidade em relação à máquina de costura;

- forrar prateleiras: mandámos fazer umas prateleiras para um armário que herdámos dos avós do Tiago (aqui está ele). Vai passar a ser o nosso armário da roupa de casa e as prateleiras (em MDF) estão a ser forradas num tecido branco com flores azuis que comprei em super-saldos;

- terramotos: felizmente o epicentro destes tremores de terra recentes na Nova Zelândia ainda é relativamente longe de nós, mas a casa tem abanado de vez em quando e digo-vos que é assustador. A nossa casa é toda de madeira e está construída sobre estacas, o que significa que, quando há um terramoto, parece que estamos em alto-mar. Até ficamos enjoados a seguir!


These past few days have been rather atypical — between earthquakes and a nasty virus that has taken over Rodrigo's body and insists on not going away, my productivity has suffered a sharp decline. However, thanks to Instagram I can show you peeks into my days (the uninteresting and challenging parts have been left out):

- pyjamas: I'm making summer pjs for my little boy. I've already told you how much I dislike thick fabrics in high summer... so I've grabbed some of the lighter shirts Tiago no longer wears and I've been cutting shorts out of them. For the tops I chose white batiste with facings cut from scraps of the shirt fabrics. Once I'm finished I'll write a post telling you all about them;

- bathers: I took a pair of swim shorts Tiago hasn't worn for years (do you notice a theme here? yes, I do hang on to lots of old clothing in the hope of refashioning it one day) and used them to make swim shorts for Rodrigo. I'm making a few more bathers using regular cotton fabrics because I've ran out of old swimwear but I know there are some waiting for me in Lisbon!

- sewing: usually I don't let Rodrigo into my workroom because there are too many pins and needles and other dangers lying about but he's so sick of being shut up at home that I've let him satisfy his curiosity towards the sewing machine;

- covering shelves: I had some shelves made for an old wardrobe that we've inherited from Tiago's grandparents (here it is). It's going to be our linen cupboard from now on and I've covering the MDF shelves with a classic blue and white floral print I found in the super clearance corner of the fabric shop;

- earthquakes: fortunately for us, the epicentre of these recent NZ quakes is further south but we've sure been feeling the house shake from time to time and it's been quite frightening as we're not used to these events. Our house is all timber and built on piles so it shakes like we're on a boat. We even get sea sick when it stops!

(photos: © Constança Cabral)

17 comments:

  1. Olá Constança, como sempre um primor teus trabalhos. Preparando-se para dias de praia em Portugal,sim?
    Que desagradável isso dos tremores de terra. Deus os proteja. Este menino está sendo muito bem treinado para ter mãos habilidosas, seja qual for a atividade que lhe vier às mãos enquanto cresce :D
    Bjinho e bom domingo.
    Lan Succi

    ReplyDelete
  2. Hi there,
    I'm just catching up on my blog-reading (after a few weeks away). The earthquakes sound really scary! Keep safe! And I hope your little one will be better soon.....
    Carly
    x

    ReplyDelete
  3. the earthquakes sound terrifying, the shorts are super cute!

    ReplyDelete
  4. As peças estão lindíssimas.
    Sem falar no capricho e esmero.
    Reaproveitar roupas usadas e transformá-las em peças novas e lindas, não tem preço.
    Parabéns!

    Beijos

    <3

    ReplyDelete
  5. Olá Constança,

    Passo por aqui diariamente, e é com admiração que sigo os seus posts. Confesso que assim que ouvi a noticia de tremor de terra na NZ, me lembrei logo da sua família, e se estaria tudo bem! Folgo em saber quem sim! As melhoras do seu menino que é lindo!
    Cumpts! Maria Costa

    ReplyDelete
  6. Boa tarde Constança,
    Seria possível dizer qual o molde que está a usar para os pijamas? Peço desculpa se já partilhou antes. São muito bonitos e gostaria de experimentar para o meu filho.
    Já agora queria dizer-lhe que o seu post anterior foi inspirador. Acho que vou passar a ter mais atenção às costuras e aos avessos do que faço. Obrigada!

    ReplyDelete
  7. Your sewing looks beautiful! I keep old clothes too, you never know when they might come in handy.

    ReplyDelete
  8. Wow! These are looking mind blowing thanks for the sharing and just keep up the good work.

    Beautiful Villa Rentals in Tuscany

    ReplyDelete
  9. Olá Constança,
    os pijamas do menino estão com um acabamento fantástico...really pro.
    Mais uma vez obrigada pelas ideias e sites que sugere e que tem tutoriais tão bons e sim, depois de ver as costuras das suas peças fiquei envergonhada das minhas. Mas vou arregaçar as mangas...
    Beijinhos
    Ana Martins

    ReplyDelete
  10. Nossa, Concha, quantas aventuras! Como sempre não é nenhuma novidade, tudo que costuras fica lindo! Com um toque de perfeição todo teu!
    Quando disse que o Rodrigo está farto de ficar dentro de casa, me lembrei do meu Samuel. Tenho que me desdobrar em mil e uma para inventar formas de entretê-lo dentro do apartamento. Espero sair dessa situação logo, voltando a morar em casa em breve.
    Há poucos dias, você me respondeu um comentário que fiz aqui no blog por e-mail e eu enviei minha resposta por ali mesmo, mas depois fiquei sem saber se desta forma chega à sua caixa. Fiquei na dúvida se era um e-mail enviado direto do seu blog. Fiz um convite à você. Fique à vontade para recusar, mas se possível, apenas me avise se o recebeu. Grande beijo!!! Ah! E essa foto com você e o Rodrigo na máquina está épica! É o verdadeiro retrato da realidade de mamães costureiras! <3

    ReplyDelete
  11. Teresa,

    Não consigo responder-lhe por email... Vou fazer um post sobre os pijamas mas posso dizer-lhe desde já que os calções são feitos com base no molde Kid Shorts Pattern da Dana Made it e as partes de cima são o Sailboat Top da linha Oliver + S. Mas depois dou mais pormenores!

    ReplyDelete
  12. Obrigada, Constança! Era sobretudo da parte de cima que queria saber. Fico a aguardar o post sobre os pijamas! :)

    ReplyDelete
  13. Constança, parabéns pelos projetos! Você está se superando!
    Beijos,
    Helena

    ReplyDelete
  14. Adorei este post. Sou pouco experiente na costura. Mas a única coisa que nao gosto é que em algumas situações fica feio ver-se a linha dupla. O que acha? O que mais gostei foi o pormenor triangular do pesponto no bolso do calção dos gelados. Pode explicar essa parte? Beijinhos.

    ReplyDelete
  15. Desculpe o comentário era para o post anterior. Bom trabalho.

    ReplyDelete
  16. Marcela,

    É verdade que os pespontos do lado de fora só ficam bem em roupa descontraída... nunca os faria num vestido de festa! :) Mas no caso de roupa para crianças, parece-me boa ideia reforçar as costuras assim.

    O triângulo nos bolsos dos calções não tem nada que saber... confesso que me limitei a imitar o que vejo nas roupas que se vendem nas lojas. É uma maneira de reforçar o canto, que normalmente é a parte que se descose mais facilmente. Não conseigo explicar muito bem como fiz... comecei a coser num ponto ligeiramente mais abaixo, cosi até ao cimo do bolso na diagonal, dei um ponto na direcção da margem e depois segui para baixo como se faz normalmente.

    ReplyDelete
  17. paetukutuku pai : Zonahobisaya
    paetukutuku pai : Zonahobisaya
    paetukutuku pai : Zonahobisaya
    paetukutuku pai : Zonahobisaya
    paetukutuku pai : Zonahobisaya
    paetukutuku pai : Zonahobisaya
    paetukutuku pai : Sinopsis Film
    paetukutuku pai : Terbanyak

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...