11 September 2013

Conjuntos Vintage :: Vintage Outfits









A Mariana tem duas gémeas com dois anos. Achei que teria graça fazer algo para elas e decidi experimentar um dos meus moldes infantis mais antigos, este Simplicity 8165 dos anos 60 (primeira fotografia). Escolhi tecidos aos quadrados para as partes de cima e para os bloomers (tapa-fraldas? calções?) e cambraia azul-clara para o forro. Apesar de achar que o resultado ficou engraçado, quando os acabei fiquei cheia de dúvidas e tive vontade de começar tudo outra vez (confesso que só não o fiz por falta de tempo). E porquê? Para começar, houve algumas partes que não ficaram muito perfeitas: as junções dos quadrados nos calções estão a fazer-me confusão, assim como aquelas costuras que resolvi cortar com a tesoura zigzag (estes conjuntos foram feitos ainda em período pré-super costuras). Por outro lado, acho que ambos os conjuntos teriam ficado mais giros com grega branca e botões brancos, e grega aplicada a toda a volta e não apenas em baixo e em metade das costas, como ditavam as instruções. E quer-me cá parecer que os conjuntos ganharão em ser usados separadamente: as partes de cima com uns calções curtinhos de ganga ou sarja, e os bloomers com umas simples túnicas brancas. É assim mesmo: nem tudo corre bem à primeira. Para a próxima já sei!

Mariana is the mother of two 2-year-old twin girls. I thought it would be fun to sew something for them and decided to try one of my vintage children's patterns, this Simplicity 8165 from the 1960s (first photo). I chose two lightweight gingham fabrics for the tops and bloomers and pale blue cotton batiste for the lining. Even though they turned out rather cute, the moment I finished them I wished I could start all over again. Why? Well, for starters, they're less than perfect: the squares are poorly matched and I pinked all the seams (they were made before my pledge). And I guess I should have chosen white rickrack and white buttons for both outfits. Oh well, you can't always get things right first time round. Next time I'll know!

(photo: © Constança Cabral)

29 comments:

  1. They look fabulous, well done!

    Rose ... NZ

    ReplyDelete
  2. They look fabulous, well done

    Rose - NZ

    ReplyDelete
  3. Ficaram muito fofos, Concha.
    Nada se compara a crianças vestidas como crianças! Você é muito exigente, acho que ficaram ótimas as roupas. Aqui no Brasil se diz "sianinha" para este acabamento vermelho e amarelo que você usou no acabamento. AH! Mostra pra gente como ficam vestindo as gêmeas :D
    Bjinho

    ReplyDelete
  4. Acho que ficaram muito bonitos, bem combinados! Eliane

    ReplyDelete
  5. Que giras que ficaram as fatiotas!
    Também já fiz tops destes para as minhas filhas e sei como é difícil coser aquelas partes de cima junto aos botões de forma a ficarem redondilhas e certinhas...
    Acho as cores bem giras. Teriam ficado mais clássicos com botões e grega branca mas assim ficaram mais divertidos.
    Não sei se as miúdas vão adorar (devem ser demasiado pequenas) mas a mãe vai de certeza!

    ReplyDelete
  6. Estão giríssimos, adoro os detalhes em vermelho.

    ReplyDelete
  7. Estão lindos Concha. Sem favores, estão lindos!!! Mesmo com todos os "defeitos" que lhes arranjou (não consigo arranjar um ditado melhor mas não se esqueça que o "lixo de uns é o luxo de outros" ou seja o que voçê acha que são defeitos outros acham que é o que faz a diferença (eu por exemplo). Peço à Mariana para tirar uma fotos ás filhotas (de costas) para vermos como fica.
    Beijos

    Elisabete

    ReplyDelete
  8. Lindos e as fotos estão o máximo.Adorei e com certeza as pequeninas vão adorar também. Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Eu gosto do contraste do azul e do vermelho, já o amarelo faz-me alguma confusão. Mas ficaram adoráveis.

    ReplyDelete
  10. They look wonderful, the babies will probably prefer the coloured ric-rac and buttons. Your skills are amazing. M. in Dorset

    ReplyDelete
  11. Não consigo mesmo ver os defeitos de que falas! Acho que ficaram giríssimos!

    ReplyDelete
  12. Para mim, está tudo óptimo e muito bem acabado! A escolha das cores parece-me muito bem, tendo em conta que são para crianças pequenas. A única coisa que eu teria feito diferente (se tivesse sido eu) era o elástico do fundo dos tapa-fraldas. Embora a aplicação da fita de viés esteja perfeita, para dar o efeito do folhinho no fundo, pessoalmente não gosto muito desse folhinho... Mas é uma opinião estritamente pessoal, não é nenhuma crítica. O resultado final está lindo! Parabéns! Acho muito saudável olharmos para os nossos trabalhos e aprendermos com o processo e com as decisões que tomamos :-)

    ReplyDelete
  13. Tão, mas tão giros... Mas tão giros, mesmo!!! A tua amiga deve ter delirado...
    Maravilhosos, mesmo. Já disse, tão giros?!!!
    Para mim estão uma perfeição e gosto dos botões e gregas em cor. Muito, muito bom. Não comentei o avental mas, lá está, uma vez mais: tão, mas tão giro!!! :)

    ReplyDelete
  14. Estão muito giros, Constança!
    Gosto do colorido das gregas e dos botões. Dão-lhes carácter.
    Concordo contigo: eu também teria aplicado as gregas por inteiro.
    Deste uns golpes naqueles redondos das alças?
    Mas o resultado final está muito bom! (don´t be too hard on yourself!) :)

    Sara C. Soares

    ReplyDelete
  15. A Vera e a Carmo vão ficar deliciosas nesses conjuntos!
    Era bom que um sopro fosse suficiente para desfazer as imperfeições que vão surgindo, mas infelizmente é preciso mais do que isso... Se este trabalho não está perfeito, engana muito bem!

    ReplyDelete
  16. Golly - you're awfully hard on yourself - these are super cute and the coloured ric rac and buttons set each little outfit off perfectly!

    ReplyDelete
  17. Ficaram lindíssimos!Adorei os pormenores!

    o atelier Lu_Tec

    ReplyDelete
  18. Ficaram lindíssimos!

    Os moldes são muito originais.

    Parabéns!

    Ligia

    xx

    ReplyDelete
  19. lindos...lembro-me que a minha tia fez uns assim para o meu irmão em 1962......

    abraçosd e MF

    ReplyDelete
  20. Ficaram lindos e a sianinha deu toda uma graça!

    ReplyDelete
  21. Estão queridíssimos! Adoro a combinacão das cores contrastantes!

    ReplyDelete
  22. i think they are perfect.
    love from Greece

    ReplyDelete
  23. Estão super giros! (continuo a achar que somos sempre as nossas "piores críticas". Não vejo mesmo os "defeitos" que apontas).
    Usei um molde muito parecido para a milha filha quando ela era mais nova (mas com a grega no corpo todo) e na altura também achei que estava péssimo (apesar de ter sido muito elogiado).
    Infelizmente não tenho muitas fotos das minhas primeiras incursões no mundo da costura infantil (mas guardei muitas peças) e agora quando vejo essas primeiras tentativas, fico maravilhada com o quanto evolui (há que ver as coisas pela positiva, certo?).
    Certamente que a grega e os botões brancos teriam ficado mais clássicos, mas acho que prefiro as combinações usadas (combinam lindamente).
    Beijinhos, Sofia

    ReplyDelete
  24. estão fantásticos!!
    Maria Dias

    ReplyDelete
  25. Não preciso de dizer como gostava deles para a Beatriz :-) E a sugestão de conjugá-los com outras roupas parece-me perfeita.
    Lancei-lhe um repto no post "Espécime" do meu blog. Sinta-se livre para aceitar ou recusar. É esse o espírito. Ana
    http://frascodememorias.wordpress.com/2013/09/12/especime/

    ReplyDelete
  26. Wow! I love them!!! Old-fashioned kids' clothes are fab!
    :-)
    Carly
    x

    ReplyDelete
  27. És uma perfecionista, tudo o que fazes e vais partilhando tem o brilho do carinho que colocas na sua confeção.
    Parabéns!

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...