01 December 2010

We Can Do It!


Há uns meses fiz doce de groselha com as bagas que apanhámos no jardim. Nunca na vida tinha feito  conservas, nem tão pouco tinha tido a sorte de ver alguém fazê-las. Li umas receitas e segui alguns conselhos que encontrei em livros e sites, e simplesmente experimentei. A primeira tentativa não correu mal, mas a segunda e a terceira foram bem melhores. Seguiram-se geleia de camarinha (demasiado líquida), geleia de amora (boa), marmelada (óptima), geleia de marmelo (um desastre) e geleia de maçã (demasiado doce). Mas o doce de groselha continua a ser o meu preferido.

Some months ago I made blackcurrant jam from the berries we picked in the garden. Never in my life had a made any kind of preserve, nor had I had the chance of watching someone make it. I just read a couple of recipes and followed some advice I found in books and websites, and then simply gave it a try. The first attempt came out fairly good, but the second and third were much better. Then I made corema album jelly (too runny), blackberry jelly (good), quince cheese (excellent), quince jelly (a disaster) and apple jelly (too sugary). But blackcurrant jam remains my favourite.


Resolvi enviar um frasco de doce de groselha para a competição do Women's Institute. E ontem recebi o resultado: então não é que tive 19 em 20?! Este episódio vem mais uma vez provar que, desde que uma pessoa se esforce minimamente e tenha acesso a bons materiais, tudo é possível. Quer aprender a coser? Siga umas instruções, invista num tecido apropriado e em boa linha e sente-se em frente  duma máquina de costura! Quer fazer bolos? Certifique-se de que o seu forno funciona bem, compre boa manteiga, bons ovos, excelente chocolate e siga uma receita! Acredite que é capaz e experimente!

I decided to enter the WI Real Jam Festival with a jar of blackcurrant jam. And yesterday I received the score card: I got 19 out of 20! This episode proves once again that, as long as you make an effort and have access to good materials, anything is possible. Do you want to learn to sew? Follow a tutorial, invest in a nice piece of fabric and in good quality thread and just sit in front of a sewing machine! Want to bake cakes? Check that your oven is working properly, buy real butter, nice eggs, excellent chocolate and follow a recipe! Believe in yourself and go for it!

(images: Constança Cabral)

36 comments:

  1. isto é muito bom!!! só por acaso não tens uma receita para doce de pêra? então não é que me enganei a fazer as compras online e encomendei 7,5kg de pêras em vez de 5 perinhas apenas? :) beijinhos!!!!

    ReplyDelete
  2. Yes, we can!
    Parabéns, menina...é muito estimulante propormos a nós mesmo um desafio, de aprender uma coisa nova, depois, dá muito prazer de ver o resultado, ainda mais sendo reconhecido! Faz bem para a mente, para o corpo e para o ego!
    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Adorei a mensagem de otimismo. A persistência é, para mim, um dos valores mais importantes na vida.

    Quando aprendi a costurar não conseguia fazer uma linha reta. Hoje tenho orgulho dos meus trabalhos.

    Quer ver?? www.ateliebasile.com

    beijos. I LOVE YOUR BLOG!

    Vivi

    ReplyDelete
  4. Parabéns Concha!
    Só sucessos!!! (enviei-te um mail, sobre umas duvidas de uns livros...)
    beijinhos (com muito frio aqui por terras lusas)
    mila

    ReplyDelete
  5. Nineteen out of twenty? Fab! Those WI folk are strict markers, so the jam must be really really good. Congratulations!

    ReplyDelete
  6. you are so right about that, I started sewing 1 1/2 years ago, so many ideas still in my head. Your blog is very inspiring, so nice.

    ReplyDelete
  7. Que lagal!Parabéns e nem me admito.Tudo o que tenho visto por aqui mostra o quanto sabes fazer

    beijos,chica

    ReplyDelete
  8. Li o post no intervalo de uma formação que estou a ministrar em Empreendedorismo para mulheres(pois ...) e acho que não vou resistir em mencioná-lo numa próxima oportunidade.
    De facto, ouço tantas "desculpas" do género "não consigo", "ninguém me ensinou", etc. que há dias em que "desespero". Não é fácil, mas onde existe vontade/resiliência, também existe uma forma.
    Parabéns e obrigada pela "lição" que vem reforçar aquilo que eu pratico diariamente e transmito/partilho na minha esfera de influência.

    ReplyDelete
  9. Wow! Congratulations! It looks too good to open almost!

    ReplyDelete
  10. Sabes que eu cheguei a essa conclusão há algum tempo? Sempre me achei com falta de jeito para fazer o que fosse. Até me decidir e fazer. E não é que descobri que até tenho jeito? Só preciso ter paciência e calma a fazê-las. E seguir as instruções, LOL.

    ReplyDelete
  11. ¡Felicidades!
    Yo estoy de acuerdo contigo, hay un refrán español que dice "querer es poder" y, como tú dices, con determinación y ganas todo se consigue.

    ReplyDelete
  12. Well done! You'll be singing Jerusalem next :o)

    Sue

    ReplyDelete
  13. Muitos Parabens !!! :) Nao ha nada como um bom DIY :)

    ReplyDelete
  14. Parabéns.

    A persistência foi compensada e isso é bom.

    ReplyDelete
  15. Olá Constança, parabéns! Que satisfação ver o resultado heim!
    Adorei o post e o comentário sobre "ser capaz" é isso mesmo, temos que acreditar e investir.
    Sucesso sempre.
    beijinhos

    ReplyDelete
  16. Muitos Parabens Concha

    Beijocas

    Carla

    ReplyDelete
  17. Cograts!! That is fantastic, you must be so pleased. I'm just like you, I firmly believe if you want to do something you should just go for it. I make a vision board every year and so far I've pretty much achieved everything for this year, including appearing on TV!! At the beginning of the year when I put it on my vision board I was almost embarassed thinking it would never happen but it has :O) Lovely to read such a positive post as a lot of people at the moment are feeling quite glum and a little negative xx

    ReplyDelete
  18. Absolutamente verdade!
    Eu sou completamente a favor de tentar fazer sozinha aquilo que podia comprar ou pagar a outros para fazerem. Quando o tempo livre o permite, evidentemente.
    Infelizmente parece-me que este espírito e esta confiança em que somos capazes está fora de moda ou ultrapassada, uma vez que cada vez que digo que vou fazer por exemplo um corpete (sem nunca ter costurado sequer uma almofada) ou uma rede mosquiteira para a janela da sala, inevitávelmente as pessoas riem-se e dizem que é impossível, e que essas coisas têm que se comprar. Não sei se sou eu que sou antiquada ou se são os outros que estão prematuramente velhos e cansados.

    ReplyDelete
  19. Não podia concordar mais!
    Um beijo

    ReplyDelete
  20. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  21. Congratulations! Almost full marks, not bad for a first timer! ;p

    ReplyDelete
  22. Que bom! Concordo plenamente as "ferramentas" certas, paciência e determinação são a chave para o sucesso.

    Parabéns!
    xx

    ReplyDelete
  23. Eu ando a ganhar coragem para começar a fazer umas coisinhas... mas embora esteja cheia de vontade, falta aprender!!!
    Mas não desisto ;)

    ReplyDelete
  24. Que inspiração. Embora se saiba ser verdade, pouco ela é praticada. Obrigada por mo relembrares. Não me vou esquecer de pôr a máquina de costura em cima da mesa e vê-la como amiga e não mais como um monstro. Parabéns pelos sucessos!

    ReplyDelete
  25. Ena! Parabéns!
    Realmente, nada como meter as mãos ao trabalho :o)

    ReplyDelete
  26. Well Done!!!
    from
    Christy in Belgium

    ReplyDelete
  27. Parabéns! I'm sure it's well deserved. Inspiring post... as always. Thank you!

    ReplyDelete
  28. Es cierto, gracias a tu blog me he atrevido a ponerme delante de una máquina de coser y no hay nada más gratificante que hacer algo con tus propias manos.

    Enhorabuena por los resultados de tus conservas!

    ReplyDelete
  29. Me encanta tu actitud positiva y el que animes siempre a hacer cosas manuales.
    gracias por el blog, es genial!

    Emi

    ReplyDelete
  30. que bonito post! Me encanta seguirte aunque no suelo comentar mucho. Gracias por la inspiracion. x Pati

    ReplyDelete
  31. Os meus sinceros parabéns!
    Estou totalmente de acordo contigo e, citando um blog que li recentemente, se um humano consegue fazer há 93% de chances que tu também consigas (ou algo assim parecido). ;)
    Nunca tentei fazer geleias, mas a verdade é que ando a pensar experimentar e oferecer algumas no Natal... vamos lá ver se o tempo o vai permitir!

    Estou a organizar um giveaway no meu blog, para sortear um mini-cabaz handmade e queria convidar-te, e a quem quiser, a participar - http://soscraft.blogspot.com

    Bjs*

    ReplyDelete
  32. Li este texto e revi-me nele. Descobri recentemente que consigo fazer doces e compotas porque comprámos uma casa antiga com muitas árvores de fruto, descobri somente porque tentei. Mas ultimamente ando cheia de vontade de costurar. Já tive algumas experiências menos felizes com máquinas de costura mas quem sabe não tento de novo. Obrigada Constança pelas ideias, já segui a dos Narcisos aqui http://primeirolimao.blogspot.com/2010/11/sabado.html, estão em repouso no escuro e espero que floresçam em brevemente.

    ReplyDelete
  33. Parabéns Constança!

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...