11 January 2012

Cueiros :: Baby Dresses



Cueiros dividem as opiniões das mães e parece-me que já só se usam em Portugal e Espanha (onde creio que dão pelo nome de faldones). Há quem diga que nada é mais prático para mudar fraldas, há quem os vista apenas a raparigas, há ainda quem os ache detestáveis. O próprio termo é ambíguo — o velho dicionário Moraes (que o meu pai herdou e de que eu tanto gosto) define cueiro como "faixa de baeta ou flanela, pano em que se envolve o corpo das crianças da cintura para baixo e especialmente as nádegas"— bastante distante desta espécie de vestido unissexo, portanto. 

Tanto o meu irmão como eu usámos cueiros nos primeiros meses de vida e eu agora quero experimentá-los para poder formar a minha própria opinião. Emprestaram-me bastantes e este em especial foi comprado pela minha mãe ainda antes de sabermos se eu iria ter um rapaz ou uma rapariga. Vinha com uma fita de cetim branca à frente, mas achei-lhe pouca graça e decidi substituí-la por uma fita de viés feita por mim. 

These unisex baby dresses are a hot topic amongst Portuguese mothers. Let me begin by saying that I believe they only still remain in use in the Iberian Peninsula (I believe they're called faldones in Spain). Some mothers swear by them (since they are so practical for changing nappies), others will only dress girls in them, whilst others absolutely loathe them. 

Both my brother and I wore this kind of dresses during our first months and I'm keen to give them a try so I can form my own opinion on the matter. I've been lent quite a few and this one in particular was bought by my mother even before we knew whether I was carrying a boy or a girl. It came with a white satin ribbon which I didn't love, so I decided to replace it with some homemade bias tape.

(photos: Tiago Cabral)

29 comments:

  1. When my boys were newborn, I had some babygros with a sort of sleeping bag bottom rather than two legs and I LOVED them. So much easier than trying to fit two wobbly waving legs into precise holes.

    You are on a bias tape roll!

    ReplyDelete
  2. Bom dia Constança!

    O João teve apenas 3, visto que no infantário ser peça de roupa pouco requerida. Mas dá imenso jeito para a troca de fraldas e usaria novamente se tivesse o segundo filho! A fita de viés ficou concerteza muito melhor de a fita branca:)

    ReplyDelete
  3. Eu não conhecia esta peça, até há alguns anos atrás e, confesso, quando a vi, pela primeira vez, me fez alguma impressão. Quando a minha filha mais velha nasceu, não foi preciso porque ela nasceu no verão e que calor fazia! A moça passou os primeiros 2 a 3 meses quase sempre só de fralda! :P
    Agora para o pequeno panda, confesso que começo a achar que me faria jeito. Aquelas perninhas sempre encolhidas estão sempre a sair das pernas do babygrow, ficam presas e ele chora, coitado! Até o meu marido, que não percebe nada de roupa, resmunga que se os babygrows não tivessem pernas era muito mais simples! Ando a pensar em cortar o fundo a um, pôr-lhe molas e ver se resulta! :P

    ReplyDelete
  4. O Simão nasceu no passado mês de Junho e usou imenso os que teve. Confesso que foi difícil convencer o pai, porque lhe fazia confusão ver o filho de "vestido", mas depois percebeu o jeito que dava para mudar a fralda e o conforto que proporcionava ao bebé.
    Um beijinho e espero que corra tudo bem!

    ReplyDelete
  5. Os meus 3 filhos usaram e realmente não há nada mais prático para nós e talvez mais confortável para eles!
    Ficou muito bonitinho com a fita! Felicidades!

    ReplyDelete
  6. as minhas filhas usaram dois ou três mas só no primeiro mês de vida. são bestiais por causa das fraldas e porque se adaptam muito bem aos vários tamanhos de bebé (e nós nunca temos a certeza do tamanho do bebé até o ver cá fora) mas, quanto a mim, têm o enorme inconveniente de precisarem de ser engomados, tarefa que está no fim da minha lista de prioridades, principalmente quando acabei de ter um bebé. o tecido da fita é lindo :)

    ReplyDelete
  7. Eu usei para os 3 (meninos e menina) e recomendo. Embora os meus filhos tenham todos nascido no verão os bébés pequenos tem sempre mais frio do que nós e a "saia" dá mais proteção.
    São muito práticos para vestir e despir para além de serem lindos.
    Tenho uma tradição familiar, no dia em que nasceram todos usaram o mesmo coeiro e um casaquinho de malha azul que também foi meu e do meu irmão. Quando vêm as fotos ficam todos baralhados para saber quem é quem :)

    ReplyDelete
  8. Adoro cueiros e acho-os perfeitos para os primeiros tempos. Acho-os bem mais práticos na muda das fraldas do que o babygrow. Principalmente à noite quando não queremos ginasticar o "atleta" muito não vá o artista não querer outra coisa.
    Usei-os no meu filho (que já tem 21 anos) e na minha filha (hoje com 13) e guardei os mais bonitos para a próxima geração.
    A nova fita ficou linda.
    Felicidades Concha!

    ReplyDelete
  9. Olá Concha, eu adoro coeiros acho super fofinhos e o bébé fica sempre bem vestidinho! E pelo que as mamãs dizem dá imenso jeito e nos primeiros meses tanto fica bem a raparigas como a rapazes. :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Acho-os muito bonitos e práticos também e a minha vó fá-los como verdadeiras obras de arte!

    ReplyDelete
  11. ola, Constanca realmente nada melhor que tu propria experimentares e formares a tua opiniao, eu pessoalmente nunca gostei de cueiros, os meus filhos nunca usaram, sempre usaram babygrows eu tentava era encontrar de 2 pecas, camisola+calca e preferencialmente sem pes, e nunca tive problemas em mudar fraldas ou que ficassem com as penas fora das calcas, basta usar o tamanho certo, os meus ate nasceram os dois no inverno, e para alem do babygrow, ainda lhes vestia collants e umas meias para aquecer mais os pezinhos, e sempre achei facil a muda das fraldas, o vestir depois do banho, etc..., mas quem gosta e acha comodo so tem mesmo e que usar! bjinhos
    Patricia

    ReplyDelete
  12. olá, realmente a minha experiência com cueiros na minha pequenina foi muito positiva. Recomendo vivamente! Acho que é mais fácil para a mãe, mas também mais confortável para o bébé. Como a minha bébé nasceu no final de Outubro, além dos cueiros de tecido fiz alguns tricotados em lã e resultaram mesmo bem....bébé quentinha e mãe satisfeita :)
    O teu ficou mesmo muito mais bonito com essa fita de viés, parabéns!

    ReplyDelete
  13. Na minha opinião Cueiros de lã são excelentes, os outros nem por isso. Mas claro estas escolhas dependem muito das mães, as minhas amigas adoram os cueiros!!
    Confesso que acho o babygrow mais pratico para os primeiros tempos, com um interior com folhinho... ficam tão fofos. No meu blog: http://mangaepapaia.blogspot.com/
    vou escrevendo as minhas escolhas para a pequena.
    A pequena faz um ano em Fevereiro
    bjinhos

    ReplyDelete
  14. Oi Concha aqui no Brasil cueiros são quadrados de mais ou menos 90cm de flanela que usamos para embrulhar o bebe antes de colocar na manta de lã.Esse que vc mostrou é lindo e minha mãe diz que quando ela e os irmãos nasceram se usava tanto pra menino como menina mas hoje em dia só as meninas usam. Penso que talvez sejam bem confortáveis mas o marido ja gritou "isso é de menina". O meu bebe Nasce no inverno e vai usar muito cueiro mas são os quadrados de flanela herdados dos primos. Beijos do Brasil pros 3.

    ReplyDelete
  15. Eu gosto muito, usei-os com a minha filha e tenho-os agora para esta próxima que nasce aproximadamente um mês depois do teu bebé.
    São práticos, e ajudam bastante na troca de fralda.
    Pessoalmente gosto mais de os ver nas meninas, mas isso é uma questão de gosto.

    Beijinhos e felicidades

    ReplyDelete
  16. Eu acho lindos, quentinhos e confortáveis (para rapazes ou raparigas) se são práticos...também não sei! :)
    Usei as minhas irmãs também usaram e usava os mais pequeninos no meu boneco.
    Esse ficou ainda mais bonito com a fita de viés!

    ReplyDelete
  17. É verdade, aqui em Espanha chamam-se faldones. A primeira vez que vi um foi na minha gravidez quando uns amigos nos deram roupa do seu filho. Estive para telefonar-lhes a dizer que me tinham mandado por engano o vestido do baptismo! Era tão delicado e trabalhado que fazia mesmo lembrar um. Ainda bem que quem estava comigo quando abri a caixa de roupa me explicou para o que servia... Embora uma peça lindíssima não a considerei prática. Para nós, o que melhor funcionou foram os babygrows com abertura à frente e os conjuntos de duas peças.
    Felicidades para vocês os três!

    ReplyDelete
  18. Yes I used the baby grows with elastic around the bottom for my two- they were fantastic! The elastic makes them keep their legs in place and then changing a nappy was so quick and easy- no poppers, which drive you crazy when you have a kicking screaming baby! You have to get about 4 or 5 though as nappy leakings are a common occurrence! All best wishes with your little man! Make as much ad you can as I never find the time to make anything now! Katie w

    ReplyDelete
  19. Tenho de confessar que me causam estranheza... fico então à espera que partilhes a tua própria opinião.

    ReplyDelete
  20. Os meus 4 filhos( 1 Rapaz ,3 meninas) usaram cueiros até aos 3 meses.
    Enquanto não se mexem são o ideal .
    Não gosto de baby grows nem de ver bébés vestidos como adultos ( são bebés). Tenho uma caixa cheia de cueiros ( além do cueiros de familia que estão noutra caixa).
    Este cueiro é lindo e a fita fica linda!!!
    Bjs
    Rita

    ReplyDelete
  21. I am Spanish and it is indeed common to use "faldones" for babies, but every time less and less. I find they are very practical and babies look lovely on them (I very much dislike babies dressed as teenagers...) You look lovely, all the best!
    Teresa

    ReplyDelete
  22. os meus 3 filhos usaram, é do melhor que há;)

    ReplyDelete
  23. Interessante isso de costumes com os bebês, nos diferentes países. Cueiro, aqui no Brasil era usado para "embrulhar" o bebê desde que nascia, para que ficasse bem firme seu corpinho. Dizia-se: fazer um charutinho. Usava-se até que fosse possível, por causa do tamanho do cueiro e do bebê(normalmente o cueiro era de flanela e media cerca de 70x70cm). Há tempos não os usamos mais. Os bebês hoje em dia parecem já querer sair andando, de tão espertos! Ficou muito bonito o teu, com esta fita de viés.

    ReplyDelete
  24. Até ter tido a Catarina nunca tinha mudado uma única fralda e posso garantir-te que não custa nada. As roupinhas modernas estão preparadas para nos facilitarem na vida. O que eu não lhe vestiria era nada com fitas e laços compridos. Acho perigoso.

    ReplyDelete
  25. Mas as bebés também não usam calças e calções? Não me digam que também não usam cor-de-rosa nos bebés do sexo masculino? E furam as orelhas às meninas, certo?

    Continuamos todos na mesma. Depois queixamo-nos...

    ReplyDelete
  26. That dress is indeed lovely! :) I did find with the little dresses that my boys were dressed in in hospital, they tended to ride up - but they weren't as long. I have been tempted to try the style with elasticised bottoms. When you are dead tired from interrupted sleep, something without buttons and press studs could be a total blessing. :)

    ReplyDelete
  27. Not my style for a boy, nor is long hair for a boy. It's just me.

    ReplyDelete
  28. Olá,

    Usei imenso nas minhas 3 filhas, até aos 3 meses, e na mais nova até com collants por baixo, e com 3 meses ainda usa alguns.
    É muito prático quando são recem-nascidos para mudar fraldas sem lhes dar muitas voltas, e não apanham frio.
    Para os bebes é muito confortavel porque ficam com as pernas sempre tapadas, e muito arranjadinhos no corpete.
    Outra vantagem é durarem algum tempo por se poderem ajustar com a fita.
    Ficam lindos! A fita ficou lindamente e dá-lhe realmente um toque especial.
    Beijinhos e aproveita bem a gravidez, são tempos de ouro que passam a correr, já tenho saudades...

    ReplyDelete
  29. A minha opinião é que depende sobretudo do bebé e não tanto do gosto dos pais. Na minha filha mais velha, tentei vestir-lhe um que tinha sido meu em bebé, mas ela foi sempre muito mexida e muito agitada, foi um bebé terrivel com cólicas e nunca foi um bebé de ficar muito tempo deitado no berço, e mesmo quando ficava mexia tanto as pernas que andava sempre enrolada, ou com as pernas destapadas. Com ela não funcionou. Com a segunda nem tentei que é igualmente mexida.
    Mas nunca achei que a roupa tornasse mais dificil a muda da fralda.
    Mas é como tudo, vale mais tentar e perceber o que melhor resulta com cada um de nós.
    Felicidades e uma hora pequenina

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...