16 September 2014

Auto-retratos :: Self-Portraits











Não sou grande fotógrafa, mas acho que tenho um olho razoável e um dia gostava imenso de me dedicar a sério a aprender fotografia. Até lá vou-me divertindo com a máquina do Tiago e com o telemóvel. Comprei um iPhone assim que chegámos à NZ e fico contente por poder registado momentos que, de outra forma, ficariam esquecidos para sempre. 

(Por vezes dou por mim a pensar como gostaria de ter podido fazer o mesmo durante os 3 anos em Inglaterra, e até mesmo em fases anteriores: o Inter-Rail pelo sul da Europa, o Erasmus em Paris, a faculdade, as viagens com as amigas, o namoro com o Tiago, a vida de recém-casada...)

Mas voltando às fotografias tiradas com o telemóvel — há uma aplicação que me diverte especialmente: o TimerCam. Conhecem-no? Não é mais do que um temporizador, mas permite 1- tirar auto-retratos em ângulos diferentes (sem ter de estender o braço); 2- apanhar momentos inesperados (especialmente com crianças, porque nunca sabemos o que vão fazer no segundo seguinte!).

Tenho um iPhone 4 e a câmara não é nada de especial, mas vai cumprindo as suas funções. Gosto imenso destas fotografias agora e sei que, um dia mais tarde, vou adorar rever estes vislumbres da nossa vida quotidiana.


I'm not a skilled photographer but I reckon I've got a reasonable eye and one day I'd love to dive deep into the world of photography. Until then I'll keep playing with Tiago's camera and my phone. I bought an iPhone as soon as we moved to NZ and I'm glad I've been able to register moments that would have otherwise been forgotten.

(Sometimes I find myself wishing that I could have done the same during those 3 years in England and even in other phases of my life: the Inter-Rail across southern Europe, the Erasmus in Paris, the university days, the trips I took with my friends, the first years with Tiago, life as a newly-wed...)

Anyway, back to iPhone photos — I've been having lots of fun with a particular app: TimerCam. Do you use it too? It's just a timer, but it enables you to 1- take self-portraits in all sorts of angles (thus making the whole "reach-out-your-arm selfie" totally unnecessary) and 2- catch unexpected moments (this is especially true when you're photographing children, as you never know what they'll do next!).

I've got an iPhone 4 and even though the camera isn't brilliant, it performs its function. I love these pictures now and I'm sure that, in a few years time, I'll treasure these snippets of our daily life.

(photos© Constança Cabral)

5 comments:

  1. Olá Constança , gostei muito das fotos e de ver os seus pequenos e sabe eu tenho dois filhos um que em 31 de agosto completou 15 anos e um menor que tem 7 anos, eu tirei muitas fotos deles ao longo desses anos e sabe de uma coisa?? Foi muito bom porque eles crescem numa velocidade espantosa e as fotos ficam de lembranças de momentos que vivemos e não voltam mais ! Nós mães gostamos disso é como viver e reviver cada momento com nossos filhos .Bjs e fiquem com Deus.

    ReplyDelete
  2. Olá Constança, que fotos tão interessantes. A que tem o carrinho ao lado de você e do Tiago está muito linda. Ele nunca aparece,não é?
    Como estão lindos o Rodrigo e o Pedro.
    Sabe que aqui no Brasil há tantos celulares(de todos os tipos e marcas, e a maioria deles com câmera, quase tudo é registrado. É quase impossível passar um dia sem que a gente tire alguma foto. Algumas são preciosas e amamos, outras, nem tanto. Mas usamos para tudo. Registrar informações de uma embalagem, um documento, uma placa...sem dúvida pensa-se: Como é que vivíamos sem as cams dos celulares antes de existirem?
    Bjinho
    Lan...diretamente do outro lado da Terra.

    ReplyDelete
  3. Olá Constança! Que giras estão as fotos! Também ando sempre de câmara em riste, ainda hoje fotografei os mais novos a sair para a escola: um às 7.10 da manhã, outro às 8 e o mais novo às 9. Tiro sempre fotos no 1º dia de escola, é giro ver como crescem. Aliás, tiro a todas as 1as vezes que me lembro: 1º banho, 1ª sopa, 1ª ida à praia, ao castelo mais próximo, 1ª viagem de comboio ou de camioneta... A família e amigos estão sempre a meter-se comigo por ter esta mania! Depois faço slideshows por tema que eles adoram rever. Aliás, um dos passatempos preferidos de qualquer um dos quatro é rever fotos e filmes de quando eram pequenos, encontrar parecenças e diferenças. Acho que uma das melhores invenções de sempre foram as máquinas de fotografar e filmar digitais.E os telefones com câmara, claro! O que eu sofria para fazer render os rolos e a desilusão que sentia quando os revelava e surgiam fotos tremidas ou com eles de olhos fechados!E já não havia nada a fazer... Bom dia e beijinhos Teresa

    ReplyDelete
  4. The photos are really good and interesting also. I am getting old but still interested in getting a better camera someday. Your babies are growing fast!

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...