28 October 2014

Bastidores :: Behind The Scenes















Para mim, folhear o meu livro tem significado reviver uma série de momentos. A noite em que, sentada à mesa de jantar de casa do meu pai, decidi o título. As fotografias tiradas em Inglaterra, entusiasmada com tantas descobertas ou farta de tanta chuva; as tiradas em Lisboa, cheia de calor e de pressa; e as que tirei na Nova Zelândia, ainda baralhada com uma mudança tão profunda e, mais tarde, durante o surto de produtividade que marcou as semanas que precederam a entrega do manuscrito. As dúvidas, os ensaios, as horas e horas passadas a escrever instruções. O Rodrigo e o Tiago quase sempre presentes. O entusiasmo e apoio dos meus pais e de algumas amigas em especial.

Este livro é a minha vida. Não comprei adereços especialmente para as produções, não houve sessões fotográficas em locais alugados, com modelos profissionais e um fotógrafo contratado. [Claro que um dia gostaria de experimentar tudo isso, não me interpretem mal.] Este livro foi feito com a prata de casa. De várias casas, aliás: a nossa casa em Inglaterra e agora a casa na Nova Zelândia, a casa da minha mãe, do meu pai e a verdadeira caverna de Ali Babá que é a casa dos meus avós. Modelos? Sou eu (em fotografias tiradas ao longo dos últimos anos), o Rodrigo (que nunca pensei que fosse incluído no livro), a Diana (que esteve cá em casa durante a recta final) e as mãos da minha mãe e da minha amiga Gracinha. Fotógrafo? O Tiago e eu, umas vezes em equipa (em que eu fazia o mise en place e o Tiago tirava a fotografia) e outras vezes só eu (fartei-me de trabalhar durante aqueles 2 meses que passei em Lisboa no ano passado).

Espero que o livro vos inspire a deitar mãos à obra!

PS. O livro pode ser comprado online aqui, com 10% de desconto e portes gratuitos. Este site também envia para fora de Portugal.


As I flip through my book I find my self experiencing again a number of moments. The evening when, sitting at my father's dining table, I came up with the title. The photos taken in England, when I was feeling so invigorated by so many discoveries or whilst being fed up with so much rain. The ones I took in Lisbon, rushing everywhere and always battling with the heat. And the pictures taken in New Zealand, during that first year when I felt so overwhelmed by such a dramatic change and later on, during those weeks prior to my big deadline. The doubts, the trials, the hours upon hours of writing instructions. Rodrigo and Tiago almost always present. The excitement and support of my parents and some friends in particular.

This book is my life. I didn't buy any props especially for the book nor did I have the luxury of a photo shoot in a wonderful location with professional models and a fancy photographer. [Don't get me wrong: one day I'd love to experience all that!] This book was made with whatever I had at hand in my home. Actually, in several homes: the one in England, this one in New Zealand, my mother's, father's and grandparents' (the latter being a true Ali Baba's cave). Models? Myself (in pictures taken over the years), Rodrigo (who I never thought would be included in the book), Diana (who was here during that final stage) and the hands of my mother and of my friend Gracinha. Photographer? Tiago and me, sometimes working as a team (I'd set everything up and then he'd shoot it), other times me working by myself (I worked really hard during those 2 months I spent in Lisbon last year).

I hope the book inspires you to get things done!

PS. You can buy the book here with 10% discount. This website ships internationally. 

(photos© Constança Cabral)

10 comments:

  1. Olá Concha!

    Trato-a assim pois tenho sido recebida tão, mas tão bem nesta "casa" que me sinto assim próxima.
    Já aqui venho, nem sei há quanto tempo. Venho desde Lisboa, antes de existir Inglaterra, a gravidez, o Rodrigo, a NZ, o Pedro! Se me lembro foi pelo blog da Rosa Pomar e da Mariana Sabido que descobri o seu blog, o qual fico como um dos meus blogs eleitos e de "leitura" diária "obrigatória".
    Claro que agora com esta novidade do livro andava em pulgas para o ter, o folhear, o espreitar e, ontem fui à procura dele. Encontrei-o na Berthand-Braga e à tarde já estava a bordar um babete para um bebe recém nascido - as boas inspirações e o tão simpático livro levam a estes actos de "mãos à obra"! É tão bom rever tantos momentos tão bonitos que fui acompanhando.
    Os maiores sucessos. As maiores ...felicidades e obrigada,
    Maria Antónia Forjaz

    ReplyDelete
  2. O meu deve estar quase, quase a chegar!!

    ReplyDelete
  3. Ainda não chegou o meu, mas a julgar por estas imagens deve ser absolutamente delicioso!

    E o mais engraçado é que já calculava que os bastidores seriam assim, feitos com "prata da casa". Só por esse facto, o livro torna-se ainda mais especial!

    ReplyDelete
  4. Foi muito engraçado ir acompanhado os bastidores em "segredo" pelo Instagram... :) Lembro-me bem daquela tua foto de criança em que se vê inequivocamente a cara do Rodrigo! :)
    É maravilhoso teres usado apenas objectos e espaços que são tão teus... De facto a tua alma está no livro e isso torna-o muito especial! Mais do que uma construção artificial (que como dizes, não tem nada de mal e também tem o seu lugar) tudo no livro é genuíno e vem do coração. Obrigada por partilhares isso tudo connosco!

    ReplyDelete
  5. Querida Concha,
    moro na Alemanha e por enquanto vou ficando só com muita curiosidade e vontade de adquirir o teu livro. Tentei comprar pelo site wook, mas a taxa de envio para a Alemanha encarece muito a compra :( quem sabe quando estiver a venda no fnac saia mais em conta. Enquanto isso fico aqui curiosa e torcendo pelo teu sucesso.
    Com carinho
    Francisca Laudenice

    ReplyDelete
  6. Já tenho! Comprei ontem e já folheei. Agora, no sossego do meu quarto, depois de uma longa viagem, vou deliciar-me com os promenores! As fotografias estão lindas e os projectos à primeira vista parecem-me muito interessantes e acessíveis.
    O livro fez-me voltar à infância, quando recebi o "Meu primeiro livro de lavores" que foi para mim uma bíblia! Acho que este também vai ser. Parabéns Concha!

    ReplyDelete
  7. Encomendei hoje e aproveitei e comprei um livro do Eugénio de Andrade e outro do Eduardo Prado Coelho, assim os portes de envio para os EUA não parecem tão caros, aliás, a Wook deu um desconto de 20% em tudo, um pouco mais de oito euros pelo três livros. Os portes de envio são quase 18 euros, logo o desconto da Wook é quase 50% dos portes de envio. Nada mau...

    Eu já acompanho o blogue há mais de cinco anos e sempre achei que daria um óptimo livro. Só tenho pena de o livro não ter sido editado em edição bilingue, como o blogue, pois isso faria dele uma óptima prenda de Natal para as minhas amigas americanas.

    Beijinhos e obrigada :-)

    ReplyDelete
  8. Olá!

    Já recebi o meu. Gostei muito. Li a introdução, o primeiro capitulo e depois saltei para o outono, porque é o que apetece.
    Parabéns, está muito bonito. Agora vamos ver quando é que eu vou pôr mãos à obra.

    ReplyDelete
  9. Já sigo o seu blog há muito tempo, desde Inglaterra e ainda sem o carismático Rodrigo, mas esta é a primeira vez que comento e isto porque recebi hoje o seu livro.

    O meu aniversário foi há poucos dias e o presente chegou hoje pelo correio, logo pela manhã, oferecido por alguém que me conhece bem.
    Acabei agora de o folhear e de ler algumas partes, e sei que será um presente que transformará os presentes que irei oferecer, que me deu vontade de iniciar novos projectos, de aprimorar outros. Porque acima de tudo o livro, tal como a sua vida, é inspirador!

    Parabéns pelo bonito livro e obrigada por partilhar connosco as suas histórias.

    Filipa Taveira

    ReplyDelete
  10. Olá Concha!

    Queria dar-lhe os Parabéns pelo Livro, assim que vi a capa não resisti e hoje encontrei-o na Bertrand de Portimão. Está absolutamente delicioso, folhei-o e já li algumas páginas mas quero voltar a devorá-lo de vez em quando, porque é sem dúvida uma inspiração! Bjinhos

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...