09 November 2011

Quilts & Quilting :: Choosing Fabrics










A parte mais fundamental na execução de um quilt está na escolha dos tecidos. Em primeiro lugar, convém seleccionar tecidos da mesma categoria, ou seja, só tecidos de algodão, só sedas, só fazendas ou só flanelas. Isto não só dá coesão ao quilt, como facilita em termos de lavagens e de resistência das fibras e das costuras. Depois, há que pensar no fim a que o quilt se destina. É para um bebé? Como vai ser o seu quarto? Os pais gostam de interiores tradicionais ou modernos? É para um homem de 60 anos? Para uma rapariga cheia de vivacidade? Ou para um casal que adora viajar?

Seguem-se as cores e os padrões. Se tiverem interesse em ler um pouco sobre a roda das cores, este artigo e este artigo podem ajudar. Ou então podem fazer como eu e confiar nos vossos instintos. Em relação aos padrões, o ideal é atingir um equilíbrio entre padrões grandes, médios e pequenos. Eu gosto de misturar estampados figurativos (flores, bonecos) com motivos gráficos, de preferência monocromáticos (riscas, pintas, quadrados). Mais uma vez, faço aquilo que sinto que resulta. Isto não pretende ser uma lição — estou apenas a contar-vos como o meu processo de escolha funciona.

As fotografias que mostro hoje são um exercício: imaginei que iria fazer um quilt para uma cama de grades e escolhi combinações de tecidos em função de situações imaginárias: para raparigas, há os incontornáveis cor-de-rosa e azul-claro, mas também verde e violeta; para rapazes, tentei evitar flores e escolhi motivos gráficos em azul e verde; para pais convencionais, as clássicas cores pastel; para pais que não têm medo da cor, encarnado, amarelo e cor-de-laranja; para pais alternativos, tons de cinzento, mostarda, verde-água e verde-azeitona.

Feita a selecção dos tecidos, há que começar a cortar e a construir o quilt!

The most important part when you're making a quilt is choosing the fabrics. For starters, you must remember to stick to fabrics that have the same weight, i.e., quilting cottons, silks, wools, flannels. Avoiding mixing different weights gives the quilt coherence and helps with future washings and the way  fibers and seams will wear out. Then you have to think about who/what/where the quilt is for. Is it for a baby? What will the nursery look like? Do the parents prefer traditional or modern interiors? Is it for a 60-year-old man? For a very lively girl? Or maybe for a couple who loves traveling?


Then colours and patterns come into play. If you're interested in reading about the colour wheel, this post and this post are helpful. Or you can do as me and just trust your instincts. As for patterns, the best is to achieve a good balance of figurative prints (flowers, novelty) and graphic motifs, preferably monochromatic ones (stripes, spots and gingham). Again, I do whatever feels right. This isn't suppose to be a lesson — I'm just telling you how my process works.


The pictures I'm showing today are a kind of exercise: assuming I was going to make a cot/crib quilt, I picked fabric combinations with imaginary people in mind: for girls there are the imperative pinks and light blues, but also greens and violets; for boys I tried to stay away from flowers and went for graphic prints in blues and greens; for traditional parents I picked the classic pastel colours; for parents who aren't afraid of colour there are reds, yellows and oranges; for alternative parents I chose shades of grey, mustard, mint and olive green.


Once you've got your fabrics selected, it's time to start cutting and putting the quilt together!

(photos: Constança Cabral)

Quilts & Quilting :: A.P.C. Quilts for Anthropologie




Como se ainda restassem algumas dúvidas de que os quilts estão na moda, eis que acabo de receber o catálogo da Anthropologie e o que vejo eu? Quilts feitos em parceria com a marca parisiense A.P.C., a partir de restos de tecidos de colecções passadas. Se quiserem espreitar o processo de manufactura dos quilts, vejam este vídeo.

As if there were still any doubts that quilts are the hottest thing right now, I've just received the latest Anthropologie catalogue and what do I see? Quilts made in partnership with Parisian brand A.P.C. using fabric remains from past collections. If you want a peek into the process of making these quilts, check out this video.

(photos: Anthropologie)

07 November 2011

Quilts & Quilting :: Made By Me

Apesar do meu grande entusiasmo, sou relativamente nova no mundo dos quilts. Frequentei umas aulas dadas pela Luísa (dona da loja dotQuilts) em 2008, fui fazendo umas coisas em patchwork (almofadas, sacos, cestos), mas quilts do princípio ao fim ainda só fiz seis. Hoje vou falar-vos um pouco de cada um.

Despite my enormous enthusiasm, I'm quite new to the quilting world. I was taught some classes by Luísa (the owner of the dotQuilts shop) back in 2008, have used patchwork techniques to make a few things (cushions, bags, baskets) but so far I've only made six quilts from beginning to end. Today I'm going to tell you a bit about each of them.



O primeiro quilt que fiz foi para uma amiga que ia começar um doutoramento em Florença. Escolhi azuis e verdes, cores que associo a ela, e optei por um esquema de grandes triângulos rectângulos, enquadrados por um border largo de um só tecido. O tamanho é de sala, ideal para ler, fazer sestas e estudar.

The first quilt I completed was for a friend who was going to Florence for her PhD. I chose blues and greens, colours that make me think of her, and went for a scheme of half square triangles framed by a simple border. I made it as a lap quilt, perfect for reading, napping and studying.



Quando a primeira das minhas amigas anunciou que iria ter um bebé (uma rapariga, ainda por cima), soube imediatamente que lhe queria fazer um quilt. Usei tecidos e um charm pack da colecção Snippets da Moda para fazer uma colcha para a cama de grades.

When my first friend told me she was expecting a baby (a girl, no less), I immediately thought that I wanted to make a quilt for her cot. I used fabrics and a charm pack from the Snippets collection for Moda.



O meu presente de casamento para os meus amigos holandeses foi um quilt para a sala. Na altura eles tinham um sofá encarnado e papel de parede com motivos em cinzento, por isso achei melhor cingir-me a tecidos lisos e a um modelo de patchwork bastante simples. Usei cinco Kona Cotons, que cortei em quadrados e dispus de maneira a que formassem grandes cruzes.

My wedding present for my Dutch friends was a quilt for their sitting room. At the time that had a red sofa and a wall papered in grey motifs, so I thought I should stick to plain fabrics and a simple pattern. I used five Kona Cottons, which I cut in squares and laid out into large crosses.



Um quilt é um óptimo presente de casamento, por isso quando a minha amiga seguinte se casou, fiz-lhe um com triângulos em tons de azuis, verdes e beges. A ideia original tinha sido fazer um quilt de sala, mas  baralhei-me nas contas e acabei por ter de fazer uns acrescentos a branco. Eles usam-no aos pés da cama mas dá perfeitamente para uma cama de solteiro.

A quilt is a great wedding gift so when my next friend got married I made her one in shades of blue, green and beige. The original idea had been to make a lap quilt but I got my calculations wrong and ended up having to add some white borders to it. They use it at the end of their bed but it should fit a single bed perfectly.



Segue-se o coin quilt de que tanto tenho falado nos últimos tempos. Coin quilt é o nome que se dá a este modelo de quilt, também conhecido por stacked coins ou Chinese coins (o esquema pode ter algumas variações). Comecei a fazê-lo motivada por um sew-along (muitas pessoas decidem fazer o mesmo projecto e vão partilhando as suas experiências online) e a colcha está agora no nosso quarto em Lisboa (em casa do meu pai).

Next comes the coin quilt I've shown you recently. Coin quilt is the name of this pattern, also known as stacked coins or Chinese coins (the pattern itself can have several variations). I started it motivated by a sew-along (lots of people decide to make the same projects and share their experiences online) and it now covers our bed in Lisbon (in my father's flat).





Por último, um quilt que fiz em Março para a minha sobrinha bebé mas que ainda não tinha mostrado aqui. O tamanho é de cama de grades (90 x 120 cm) e os tecidos são todos da colecção Swell da Moda (excepto os quadrados usados no backing). Tinha dois charm packs postos de parte para um projecto especial e esta foi a ocasião ideal para os utilizar. Raramente gosto de todos os tecidos de uma colecção, por isso não sou grande cliente de charm packs, jelly rollslayer cakes, etc. (estou a referir-me a conjuntos de tecidos pré-cortados). Mas, quando se encontra um conjunto de que se gosta, não há dúvida de que todo o processo de seleccionar, comprar e combinar os tecidos para um quilt fica extremamente facilitado e rápido.

Estou neste momento a trabalhar em novos quilts, que espero poder mostrar-vos em breve. Tenho uma amiga que se acabou de casar, outra que está noiva, um bebé quase a nascer... e novos projectos em desenvolvimento.

And finally a quilt I made for my baby niece last March but hadn't shared it here yet. It's a cot quilt (90 x 120 cm) and all the fabrics are from the Swell collection for Moda (except for the pink gingham I used as backing). I had two Swell charm packs put aside for a special project and this was the ideal occasion to use them. I rarely like every single fabric of whole collection so I'm not a great buyer of charm packs, jelly rolls, layer cakes, etc. (I'm talking about sets of pre-cut fabrics). But when you find a set you love, there's no doubt that the whole process of selecting, buying and conjugating fabrics for a quilt turns out much easier and faster.


I'm now working on new quilts which I'm hoping to share with you soon. I've got a friend who's just got married, another one who's engaged, a baby on the way... and new projects under development.

(photos: Tiago Cabral)

06 November 2011

Autumn :: Apple & Cinnamon Cake



Num fim-de-semana de Outono, nada sabe melhor do que um bolo de maçã e canela ao lanche. Há uns tempos uma vizinha minha deu-me uma série de maçãs Bramley da sua árvore e, em vez de doces e geleias, lembrei-me de fazer um bolo. Se também o quiserem experimentar, aqui fica a receita:

Bolo de Maçã e Canela

250 g açúcar
150 g manteiga
200 g farinha
1 c. chá de fermento
4 ovos
4 maçãs 
canela em pó

1. Untar a forma com manteiga, povilhá-la com canela e cobrir a base com açúcar. Ligar o forno a 180ºC.

2. Descascar as maçãs, cortá-las em fatias finas e polvilhá-las com bastante canela.

3. Bater bem a manteiga com 200 g de açúcar até a mistura ficar cremosa e esbranquiçada.

4. Juntar 4 gemas de ovo e bater.

5. Noutra taça, bater 4 claras em castelo e adicionar-lhes os restantes 50 g de açúcar.

6. Ir incorporando no primeiro preparado, alternadamente, as claras em castelo e a farinha (cuidado para não bater demasiado a massa).

7. Colocar uma camada de fatias de maçã na forma, depois um pouco de massa, em seguida outra camada de maçãs, depois o resto da massa e terminar com as restantes maçãs (nesta altura pode achar que a massa é curta mas a sério que chega: o truque é alternar camadas grossas de fatias de maçã com camadas finas de massa).

8. O bolo coze durante cerca de meia-hora mas, como todos os fornos são diferentes, é importante ir vigiando a cozedura. Não deixar cozer demasiado, sob pena de o bolo ficar muito seco.


On an autumn weekend nothing tastes batter than an apple and cinnamon cake for afternoon tea. Some weeks ago, a lovely neighbour gave me a few Bramley apples from her tree and instead of making yet another preserve, I decided to bake a cake. In case you're interested in making one yourself, here's  the recipe:

Apple and Cinnamon Cake

250 g caster sugar
150 g butter
200 g flour
1 teaspoon baking powder
4 eggs
4 cooking apples 
ground cinnamon

1. Grease the tin, coat it with ground cinnamon and cover the bottom in sugar. Preheat the oven to 180ºC.

2. Peel and core the apples and cut them into fine slices. Sprinkle them with a fair amount of cinnamon.

3. Cream the butter with 200 g of sugar until the mixture is white and fluffy.

4. Add 4 egg yolks and beat them in well.

5. In another bowl, beat 4 egg whites until they reach soft peaks and then beat in the remaining 50 g of sugar.

6. Incorporate a spoonful of eggs whites into the cake batter, then some flour, then egg whites and so on. Be careful not to overwork it.

7. Place a layer of apple slices in the tin, then a layer of cake batter, then a layer of apples, then the remaining batter and finish with the apples (at this point you may think that you're a little short on batter but it really is enough: the trick is to alternate rather thick layers of apple slices with thin layers of cake batter).

8. Bake for approximately half an hour but since every oven is unique, do pay attention. Do not overbake it or else the cake will be too dry.

(photos: Constança Cabral)

04 November 2011

Quilts & Quilting :: How to Use a Quilt

numa cama de grades
on a cot/crib
(source unknown)

como manta para descontrair no sofá
as a lap quilt to lounge on the sofa 

como toalha de mesa
as a tablecloth 

BEACH IN WINTER
para olhar para o mar
to gaze into the ocean

para forrar um sofá
to re-cover a sofa 

para namorar
to flirt

como decoração de parede
as a wall hanging

para um picnic no jardim
on a picnic in the park 

para embrulhar uma boneca (ou um bebé)
to swaddle a doll (or a baby)

como cabeceira de uma cama
as headboard

na praia
on the beach

para fazer a sesta
for taking a nap
 (source)

como tapete de actividades
as a baby playmat

como colcha
as a bedspread 

03 November 2011

Quilts & Quilting :: Contemporary Quilts

Sejam executados por profissionais ou por amadores entusiastas, hoje em dia há quilts para todos os gostos. Os motivos geométricos tendem a ser mais simples (muitos quadrados e rectângulos, linhas paralelas ou por vezes assumidamente tortas), os tecidos lisos aparecem em abundância e há uma clara preferência pelo branco como elemento de base para o patchwork. Aqui ficam alguns exemplos:

Either made by professionals or enthusiastic amateurs, nowadays there are quilts for every possible taste. The geometric motifs tend to be simpler (lots of squares and rectangles, parallel or even wonky lines), there's a profusion of plain/solid fabrics and a huge taste for white as background for the patchwork. Here are some examples:










feathers



midwest modern quilt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...